Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE :
1º ADMINISTRAÇÃO e 1º CONTABILIDADE- MANHÃ-

Profa: MARISA ROMAGNOLLI


Capítulo I-
1.-CONCEITO DE CONTABILIDADE:
É uma ciência que permite através de suas técnicas manter um controle permanente o patrimônio da empresa.




1.1-OBJETIVO DA CONTABILIDADE:

De acordo com a Resolução CFC 774/94, do Conselho Federal de Contabilidade, a Contabilidade tem porobjetivo:
“A CORRETA REPRESENTAÇÃO DO PATRIMÔNIO E A APREENSÃO E ANÁLISE DAS CAUSAS DAS SUAS MUTAÇÕES. BUSCA PROVER OS USUÁRIOS COM INFORMAÇÕES SOBRE ASPECTOS DE NATUREZA ECONÔMICA, FINANCEIRA E FÍSICA DO PATRIMÔNIO DA ENTIDADE E SUAS MUTAÇÕES, O QUE COMPREENDE REGISTROS, DEMONSTRAÇÕES, ANÁLISES, DIAGNÓSTICOS E PROGNÓSTICOS, EXPRESSOS SOB A FORMA DE RELATOS, PARECERES, TABELAS, PLANILHAS EOUTROS”.

Ou seja a principal finalidade é de fornecer informações sobre o patrimônio,informações essa de ordem econômica e financeira facilitando assim a tomada de decisões tanto por ordem de seus empresários como também por parte daqueles que pretendem investir nas empresas.


















1.2-CAMPO DE ATUAÇÃO DO CONTADOR:
a-Iniciativa Privada: Contador, Controller, Auditor, etc.b-Administração Pública: Agente Fiscal de Rendas, Contador Público, etc.


1.3-USUÁRIOS DA CONTABILIDADE:

Os usuários podem ser internos e externos e com interesses diversificados, razão pela qual as informações geradas pela contabilidade devem ser amplas, fidedígnas e suficientes para avaliação da situação patrimonial da entidade.
a)São usuários internos da contabilidade: administradoresde todos os níveis, como diretores, gerentes, supervisores, etc. Caracterizam-se por serem usuários de informações mais aprofundadas e específicas.
b)São usuários externos da contabilidade: acionistas, clientes, fornecedores, bancos, credores em geral, governo, sindicatos, etc. Caracterizam-se por serem usuários de informações mais genéricas, concentrando-se nas demonstrações contábeis.1.4-IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE:

A importância da contabilidade reside no fato de ser um sistema de informações confiável e de eficácia comprovada,ou seja,o sistema contábil é o principal e o mais confiável sistema de informação quantitativo em quase todas as organizações.




1.5-PATRIMÔNIO:

É o conjunto de BENS, DIREITOS e OBRIGAÇÕES avaliados em moeda corrente dos pais.1.6-EMPRESAS:
É a reunião de capital e trabalho para o desenvolvimento de uma atividade com finalidade social e econômica com ou sem fins lucrativos.
A)finalidade social:Prestam serviços à coletividade ex:associações esportivas,beneficentes,etc.
B)finalidade econômica:Cujo objetivo principal é o lucro ex:empresas comerciais,industriais,financeiras,etc.
E ainda podem ser divididas em:
B1)Públicas:Éorganizado e mantido pelo governo podendo ou não ter finalidade lucrativa ex:empresas de transporte público (EPTSBC,Santo André),Receita Federal,etc.
B2)Particulares:Quando organizadas e mantidas por particulares sem interferência do governo ex:Nestlé,Pirelli,Volkswagen do Brasil,etc.
B3)Mistas:Quando organizadas e mantidas por particulares e pelo governo ex:Petrobrás,Banco do Brasil,etc.1.7-DIVISÃO DO PATRIMÔNIO:
A)BENS:
*Conceito econômico:são elementos materiais exteriores ao homem que servem para satisfazer suas necessidades.
*conceito contábil:são elementos materiais,imateriais ou nominais à disposição de uma entidade,que concorrem para que a mesma alcance seus objetivos.
*conceito jurídico:são valores materiais ou imateriais que podem ser objeto de uma relação dedireito.Somente interessam ao direito coisas suscetíveis de apropriação exclusiva pelo homem.
CLASSIFICAÇÕES QUANTO À NATUREZA:

A1)Bens materiais ou corpóreos:são aqueles que possuem corpo e matéria e por sua vez se dividem em: bens móveis e imóveis.
Móveis:que podem ser removidos de um lugar para o outro se perder sua forma física.ex:mesas,cadeiras,computadores,etc.
Imóveis:são aqueles que não...
tracking img