Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como surgiu a contabilidade

“Para que a exposição de um sistema de pensamento seja clara, é preciso que se comece pelas origens” EDDINGTON (1946 p.258)
Apenas com asorigens dos pensamentos é que podemos justificar os fatos presentes
De acordo com LOPES DE SÁ (2010 p.21)
Antes que o homem soubesse escrever e antes que soubesse calcular, criouele a mais primitiva forma de inscrição, que foi a artística, da qual se valeu para, também, evidenciar seus feitos e o que havia conseguido para seu uso.
De acordo Lopes de Sá,o homem primitivo já tinha em sua época a necessidade de registra e controlar seu patrimônio, fazendo uso de seus recursos atuais, desenhos em cavernas afirmam esses fatos.
Deforma empírica o homem registrava seu patrimônio, desenho de animais ou coisas representava a natureza do bem que o homem primitivo tinha em seu poder, riscos seguidos deimagens em sua grande maioria representava a quantidade existente.
Essa fase foi e conhecida como Empirismo, fase que seria base para técnicas cada vez mais complexas como astécnicas de registros, usadas entre os sumero-babilonos.
Segundo LOPES DE SÁ (2010 p.23)
Os registros eram feitos em pequenas peças de argila, todas relativas a cada fato, depoisresumidas em uma maior, onde alguns historiadores presumem a origem do livro diário, e também se juntavam por natureza de acontecimentos.
A partir da evolução das técnicascontábeis, o homem passou a fazer cada vez mais uso e desenvolver suas utilidades, as técnicas de contabilidade tornar se conhecidas em todas as civilizações, e passam a ser ensinados naGrécia juntamente com os cálculos matemáticos.
Tais práticas contábeis estão associadas à evolução comercial, social, institucional de sociedades, cidades ou nações.
tracking img