Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de contabilidade

Capitulo 22 e 23

Turma: 2º ano C
Disciplina: Contabilidade de Custos
Aluna:
Gabriela Lourenço


CUSTOS (E DESPESAS) FIXOS

Não existe custo ou despesa eternamente fixos, eles são fixos dentro do limite da movimentação da atividade que fazem, após um limite eles aumentam por etapas. O custo com supervisão de uma fábrica pode manter-se constante até que elaatinja a metade da sua capacidade, após isso precisará de um acréscimo para conseguir desempenhar bem sua função.
Se verificarmos uma planta parada, sem atividade alguma, vemos que ela é responsável pela existência de alguns tipos de custos e despesas fixos (vigia, lubrificação das máquinas, depreciação etc.). Para que ela funcione, mesmo que a 10% da capacidade, já há um acréscimo repentinodesses custos (chefias, mecânicos, almoxarifes etc.). Talvez possa aguentar com essa estrutura até 20% da capacidade, se fosse aumentar um pouco mais, talvez precisasse de outros homens para a recepção de materiais, controle de qualidade, ferramentaria etc., que lhe podem provocar um acréscimo menor ou maior que a porcentagem de acréscimo do volume de produção.

CUSTOS (E DESPESAS) VARIAVEIS

Emmuitas empresas, as matérias-primas são as únicas que tem custo variável. Pode acontecer de numa empresa o grau de consumo delas não ser proporcional ao de produção, assim, elas podem ter perda no processo da matéria-prima, que quando o volume produzido é baixo, elas são altas, isso tende a diminuir o percentual quando a produção cresce.
Pode a mão-de-obra direta, crescer à medida que se produzmais, mas não de forma proporcional pois a produtividade aumentaria até certo ponto, para depois cair. Se a pessoa tem oito horas para produzir 60 unidades, e ela levaria 6 horas para tal volume, provavelmente gastará todas as oito horas trabalhando de forma mais calma. Se o volume for 80 unidades, trabalharão as mesma oito horas, se for aumentando essas unidades, talvez levem um pouco mais de horas,pelo cansaço que faz diminuir a produtividade.
Porém, uma empresa não movimenta tão facilmente o seu volume de atividade, e isso reduz muito a tarefa, já que o importante é analisar o comportamento dos Custos e Despesas fixos e variáveis dentro dos limites normais de variação. Isso talvez seja adequado uma representação linear dos dois, lembrando sempre que ela tem validade restrita, aumentandoou diminuindo muito o volume da atividade da empresa, essa representação também mudará.
Poderá acontecer alterações nos montantes desses custos em função de outras variáveis, além do volume.Muitas vezes as alterações maiores são decorrentes das variações dos preços e não das mutações no grau de atividade.

PONTO DE EQUILÍBRIO

O ponto de equilíbrio nasce da conjugação dos Custo e Despesastotais com receitas totais. Estas numa economia de mercado, tem uma representação macroeconômica não linear. O mercado de computadores por exemplo, tende haver uma inclinação para menos, já que a unidade produziria menor receita. Para uma empresa em particular, é mais provável isso não ocorrer, pois ela tem um preço estável para seu produto, fazendo com que sua receita total seja um preço vezes onúmero de unidades vendidas, sua representação seria linear.
As alterações de preços provocariam o mesmo impacto que sobre os Custos Variáveis, ou seja, inclinando para mais ou para menos a curva.

MARGEM DE SEGURANÇA E ALAVANCAGEM OPERACIONAL

Alavancagem Operacional= porcentagem de acréscimo no lucro/ porcentagem de acréscimo no volume
À medida que aumenta a Margem de Segurança, decresce aAlavancagem Operacional.

PONTOS DE EQUILÍBRIO CONTABIL, ECONÔMICO E FINANCEIRO

O Ponto de Equilíbrio será obtido quando a soma das Margens de Contribuição
totalizar o montante suficiente para cobrir todos os Custos e Despesas Fixos; esse é o ponto em que contabilmente não haveria nem lucro nem prejuízo.
Mas um resultado contábil nulo significa que, economicamente, a empresa está...
tracking img