Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O objetivo do trabalho foi mostrar que durante anos a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, mas atualmente com um mercado altamente competitivo, ela é observada  como um instrumento gerencial que auxilia os empresários nas decisões, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle.  A pesquisa objetiva identificar o processo de tomadas de decisão nasorganizações, apontar a sua importância; identificar como as escolhas dos gestores no processo decisório podem levar a organização a ganhos de resultados. A Contabilidade Gerencial pode contribuir positivamente para o sucesso da pequena e micro empresa, desde que o empresário esteja disposto a passar as informações reais para que o seu contador possa auxiliá-lo na melhor tomada de decisão.
 Palavras-chave: Contabilidade Gerencial, Ferramentas, tomada de decisão.
 
 
INTRODUÇÃO
 
 
Neste mundo competitivo, os administradores ou gestores das empresas necessitam, cada vez mais, buscar o maior número possível de informação tanto para uma tomada de decisão quanto para economia de tributos, tais como investimentos em novos produtos, cálculos de custos, enfim qualquer que seja adecisão, quanto mais informações o profissional adquirir, maior será a ganho de resultados na organização. A informação gerencial contábil é uma das fontes primárias para a tomada de decisão e controle nas empresas. Sistemas gerenciais contábeis produzem informações que ajudam funcionários, gerentes e executivos a tomar as melhores decisões e aperfeiçoar os processos e desempenhos de suas empresas. Nestetrabalho, vamos encontrar o conceito e a importância da Contabilidade Gerencial para a administração e principalmente, acentuando o papel da informação gerencial contábil, para ajudar nas atividades decisórias e de resolução de problemas.
A escolha desse tema surgiu a partir da dificuldade de mostrar  aos clientes sobre a necessidade e importância da Contabilidade Gerencial em suas empresas, paraque eles possam optar pela melhor maneira de controlar, economizar, investir e planejar, obtendo assim informações mais detalhadas.
Temos a transitória função do contador, que deixa de ser caracterizado como um profissional que somente olha para o passado, e passa a tratar de um futuro próximo, desenvolvendo assim, agilidade, perspicácia e disponibilidade para resolução de problemas que surgem,por causa principal da constante mudança do cenário econômico.
 
 
 
POR QUE A CONTABILIDADE É IMPORTANTE?
 
Como a Contabilidade é tão importante, é aconselhável que todos os administradores de todos os tipos de organização compreendam sua utilidade e suas limitações. Os presidentes de empresas, os contadores públicos, os administradores de hospitais, os controllers, os administradores deescolas, os gerentes de vendas e os políticos ficam mais preparados para exercer suas funções quando conseguem entender razoavelmente informações contábeis.
Quanto mais os administradores souberem de contabilidade, melhor poderão planejar e controlar as atividades de sua organização e suas subunidades. Os administradores ficarão prejudicados em seu relacionamento com partes de dentro e de fora daempresa se seu entendimento de contabilidade for por alto ou confuso. Portanto, o aprendizado de contabilidade é quase sempre um investimento que vale a pena.
 
 
 MEIOS E FINS DE UM SISTEMA CONTÁBIL
 
Um sistema contábil é um meio formal de se reunir dados para ajudar e coordenar decisões coletivas à luz das metas ou objetivos gerais de uma organização. É o maior sistema de informaçõesquantitativas de quase todas as organizações. Um sistema contábil eficaz dá informações para três finalidades amplas que são os relatórios internos  a  administradores,  para  serem usados  no  planejamento estratégico, ou seja na tomada de decisões especiais e na formulação de políticas globais e de planos de longo prazo e os relatórios externos para acionistas, para o governo e para outras partes...
tracking img