Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
* 1. Considerações Iniciais
* 2. Codificação
* 3. Abertura de Contas Novas
* 4. Manual de Contas
* 5. Estrutura e Classificação Das Contas Patrimoniais
* 6. Modelo de Plano de Contas
* 6.1 - Elenco de Contas Proposto Para a Empresa Comercial
* 6.2 - Elenco de Contas Proposto Para Empresa Industrial
* 6.3 - Elenco de Contas Proposto Para aEmpresa Construtora e Imobiliária
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Basicamente, a montagem adequada de um Plano de Contas deve levar sempre em consideração a necessidade de atendimento aos usuários da informação contábil.
O Plano de Contas deve ser elaborado por um profissional especializado na área contábil, através de um estudo prévio, considerando-se os seguintes aspectos:
a) conhecimento adequado dotipo do negócio da empresa;
b) porte da empresa, volume e tipo de transações;
c) recursos materiais disponíveis na empresa ou da parte de quem vai processar o sistema contábil;
d) necessidade de informação dos usuários, internos ou externos, especialmente quanto ao grau de detalhamento e saldos das transações mais relevantes para a gerência dos negócios.
Não se pode perder de vista que o planoa ser elaborado precisa conter os detalhes mínimos exigidos para efeito da legislação do Imposto de Renda, para os seus acionistas ou para terceiros. Mas, prioritariamente, o Plano de Contas deve atender às necessidades de informação da administração da empresa.
2. CODIFICAÇÃO
A codificação deve ser feita de acordo com a estrutura do Plano de Contas e que permita que se identifique, sem permeio,as contas patrimonial e de resultado.
A atribuição de códigos às contas deve levar em conta o tamanho da empresa e o tipo de equipamento utilizado para a contabilização. Desta forma, as grandes empresas costumam ter até 18 dígitos para cada conta. Para as pequenas empresas, por sua vez, 4 digítos são suficientes para a elaboração de um bom plano.
Quando da codificação das contas, a estruturaadotada deve deixar condições - espaço - para inúmeros acréscimos, levando-se em consideração a possibilidade futura de inserção de novas contas.
3. ABERTURA DE CONTAS NOVAS
É importante que apenas uma pessoa da empresa (contador ou controller) tenha autorização para efetuar a abertura de contas novas no plano. Esse procedimento evita a inclusão em duplicidade de contas iguais em termos deconteúdo, mas com nomes e códigos distintos.
4. MANUAL DE CONTAS
O Manual de Contas é o conjunto de instruções que detalham o uso de cada uma das contas do plano. Nele é especificado quais os lançamentos que cada conta deve receber, bem como a contrapartida que, normalmente, é feita com a movimentação dessa conta.
No referido manual podem ser estabelecidos os critérios que a empresa adota em relação àavaliação de estoque e outros ativos, depreciação e amortização, ativação de bens, avaliação de contas do passivo, etc.
5. ESTRUTURA E CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS PATRIMONIAIS
A estrutura básica das contas patrimoniais e de resultados deve ser a seguinte:
1. Ativo;
2. Passivo;
3. Receitas;
4. Despesas.
De acordo com a Lei nº 6.404/76, as contas serão classificadas segundo os elementos dopatrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:
1.1. Ativo Circulante;
1.2. Ativo Realizável a Longo Prazo;
1.3. Ativo Permanente - Investimentos;
1.4. Ativo Passivo Descoberto;

No passivo,por sua vez, as contas serão dispostas em ordem decrescente de exigibilidade, apresentando o seguinte grupamento:
2.1. Passivo Circulante;
2.2. Passivo Exigível a Longo Prazo;
2.3. Resultado de Exercícios Futuros;
2.4. Patrimônio Líquido;
2.4.1 - Capital de Social;
2.4.2 - Reserva de Capital;
2.4.3 - Reserva de Reavaliação - Ativos Próprios;
2.4.4 - Reserva de Reavaliação - Empresas...
tracking img