Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância

Unidade de Ensino Macaé
Tutor Presencial: Profª.Alcinéia
Curso Superior de Ciências Contábil


Atividades Práticas Supervisionadas de Teoria da Administração
Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Junior






INTRODUÇÃO:

O Presente trabalho tem como objetivo compreender os acontecimentos que influenciaram nosurgimento das Teorias da Administração. Desde as épocas primordiais os indivíduos se reuniam em grupo para realizarem atividades que tivessem o mesmo objetivo. Com a Revolução Industrial apareceram as grandes fábricas que reuniam centenas e milhares de pessoas para o objetivo de produzir. Com a revolução, surgiu a necessidade de se administrar toda estrutura organizacional. Planejar, coordenar,gerenciar e entre outros. Devido a inúmeras necessidades ocorridas durante essa época, os estudiosos Henri Fayol e Frederick W. Taylor iniciaram uma série de pesquisas relacionadas à teoria da administração. Surgiu então a Teoria clássica da administração, que através dessa, serviu de base para outras teorias que mais tarde viriam surgir.Desenvolvimento:

A administração é uma habilidade humana, sem dúvida. Porém, uma habilidade adquirida após séculos de evolução, pela imperiosa necessidade da organização afetar aos homens de negócios. Desde os primórdios da humanidade, o homem associou-se a outros para conseguir, por meio do esforço conjunto, atingir determinados objetivos. Desse esforço conjunto surgiram as empresas rudimentares, queremontam à época dos assírios, babilônios, fenícios etc. Porém, a história da administração é relativamente recente, e surgiu com o aparecimento da grande empresa. O fenômeno que provocou o aparecimento da grande empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundasmudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se Revolução Industrial. A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776. A aplicação da máquina a vapor no processo de produção provocou um enorme surto de industrialização, que se estendeu rapidamente a toda a Europa e Estados Unidos.
O aprofundamento da Revolução Industrial a partir dasegunda metade do século XIX gerou inúmeras consequências para a sociedade, principalmente no que se diz respeito ao desenvolvimento e aumento da complexidade das organizações empresariais. O aparecimento exponencial de novas tecnologias, invenções, inovações técnicas e sociais, e a tendência de concentração do capital, ocasionou o surgimento de grandes fábricas responsáveis por empregar - em um sólocal – centenas e às vezes milhares de seres humanos que só tinham a força de trabalho a oferecer aos detentores dos meios de produção. 
Dentro desse contexto de grandes mudanças econômicas, sociais e demográficas, muitos estudiosos e profissionais começaram a perceber o quão difícil se tornava a organização e o controle dessas grandes empresas, as quais precisavam lidar com diversasvariáveis, ao mesmo tempo em que buscavam garantir o lucro necessário à manutenção do empreendimento e a remuneração do capital investido. Como esclarece Beynon (1995), no início do século XX, grandes empresários, como Ford, Rockefeller dentre outros, estavam com bastantes problemas em seus conglomerados, principalmente no que tange à gestão dos empregados. Dessa forma, foram nas duas primeiras décadas doséculo passado que apareceram os acadêmicos e “peritos da indústria”, os quais se apresentaram oferecendo ajuda aos empresários americanos e europeus.
A administração constitui uma importante atividade em nossa sociedade pluralista que se baseia no esforço cooperativo do homem por meio das organizações.
No decorrer da historia da humanidade sempre existiu alguma forma simples ou complexa de...
tracking img