Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
24 de Setembro de 2012
Carina Monteiro n. º 26337


Índice


Introdução

É indiscutível que o conhecimento do passado da Contabilidade contribuiu para a melhor percepção da Contabilidade de hoje e de amanhã; daí a importância que os estudos históricos assumem em todas as disciplinas técnicas ou científicas, incluindo, obviamente, a Contabilidade. Com efeito, é nesta procura peloconhecimento do passado que este trabalho se insere, mais concretamente no estudo da evolução preconizada pela Contabilidade pública portuguesa, desde o século XII ao até aos dias de hoje. As principais ilações a que se chega dão conta de que nos primórdios de Portugal a Contabilidade pública praticada era extremamente simples, notando-se que a sua principal preocupação era servir de base para afiscalização das finanças públicas, sem esquecer, igualmente, que a contabilidade por partidas dobradas apenas foi introduzida no setor público em 1761, muito depois de este método ter sido difundido pela Europa.





Contabilidade
Definição de Contabilidade
Segundo o dicionário Contabilidade é uma técnica do cálculo e do registo das operações comerciais ou financeiras realizadas por uma pessoa,sociedade, empresa ou repartição do Estado, um conjunto dos registos assim efectuados, um serviço que se ocupa do registo de todas as transações e operações financeiras
Contabilidade é a observação dos factores económicos consistindo no registo e controlo dos factos patrimoniais, expressos em unidades monetárias, e tendo por objectivo, facilitar a gestão comercial, financeira e industrial ousimplesmente, é a ciência que estuda o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.


História da Contabilidade
A Contabilidade é tão antiga quanto a própria História da Civilização e durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava-se técnicas específicas que se foram aperfeiçoando e especializando.
Nos primeiros tempos da Humanidade havia apenaso senso do colectivo em tribos primitivas. Com o rompimento da vida comunitária surgiram as divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava a sua riqueza individual.
Ao morrer, a sua riqueza era “passada” como herança aos filhos ou herdeiros. A herança recebida dos pais denominou-se como património. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessemsido herdados.
A Origem da Contabilidade está ligada ao registo do Comércio. O Homem enriquecia, e isso impunha o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar os seus bens. À medida que este tinha uma maior quantidade de valores, preocupava-se mais quanto é que poderia render e qual a forma mais simples de aumentar a sua riqueza. Aumentando a sua riqueza era necessário registar de modoque se lembrassem das suas riquezas e como foram obtidas.
Foi por isto que o homem começou a registar as suas riquezas de modo a que pudesse conhecer as suas reais possibilidade de uso, de consumo, de produção, etc.
O homem enriquecia, e isso impunha o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar os seus bens. Aí se inicia a história da contabilidade, que segundo historiadores eestudiosos, se divide em quatro períodos:
Contabilidade do Mundo Antigo - período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci, da autoria de Leonardo Pisano.
Contabilidade do Mundo Medieval - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei LucaPaciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
Contabilidade do Mundo Moderno - período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" , da...
tracking img