Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS










ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS








Trabalho de Aline Josiane Limas apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de contabilidade básica, introdução ao direito publico e privado, matemática e fundamentos daadministração.









Seara
2012

SUMÁRIO

Introdução
Desenvolvimento
Aspectos introdutórios em ciências contábeis
- Conceito, objetivo e objeto da contabilidade.
- Escrituração contábil.
- A contabilidade na gestão empresarial.
- Demonstrações contábeis.
- A missão da empresa.
- A visão da empresarial.
- Processo administrativo.
- Ambiente das organizações.
- Aspectosjurídicos relevantes para o profissional da contabilidade.
- Principais operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis.
































Introdução
- Contabilidade?
- Fala sério! Você deve ser louco! Só vê matemática não é?
A parábola acima é dita sete vezes em cada dez comentários quando alguém fica sabendo que você entrou nafaculdade para estudar contabilidade.
A realidade diz justamente ao contrario, ao entrar numa faculdade de contabilidade você não passará quatro anos de sua vida estudando somente matemática.
Poucos sabem que um dos objetivos da contabilidade é simplesmente o de preparar relatórios para os gestores (administradores) a fim de ajudar na analise e nas decisões da empresa.
Muitas são as formas em queas empresas, seus sócios e administradores podem ser condenados por leis comerciais, civis e penais pelo fato de não manter em ordem sua contabilidade.
No desenvolver deste trabalho, veremos alguns aspectos introdutórios de ciências contábeis a fim de entendermos um pouco sobre o que é e como funciona. Espera-se como objetivo, que tenho um melhor aprendizado e um conhecimento aprimorado sobreo assunto. Bom trabalho.






























Aspectos introdutórios em ciências contábeis

A contabilidade é um sistema de informações úteis para tomadas de decisões que tem como objetivo o controle do patrimônio de uma entidade, analisando, mensurando, registrando e mensurando o patrimônio fornecendo constantemente informações sobre o mesmo. O objetoda contabilidade é o patrimônio, seus usuários podem ser tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
Obs.: Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações.
A escrituração representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa, de acordo com o método das partidas dobradas, plano de contas e normas envolvidas. Deverá abranger todas as operações do contribuinte, os resultadosapurados em suas atividades no território nacional, bem como os lucros, rendimentos e ganhos de capital auferido no exterior. A escrituração contábil é registrada no Livrão Diário e Livro Razão.
Sem dúvida a contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial moderna. Ela não deve ser encarada apenas como simples atendimento das legislações vigentes e cálculo de impostos. Cálculoscontábeis se bem utilizados, são dados que podem ser a diferença entre decisões de sucesso e falência iminente, principalmente quando estamos trabalhando com alto risco ou de maneira ousada/arrojada.
Dados vindos da contabilidade podem ser empregados na gestão da sua empresa nos seguintes quadros:
Planejamento e Projeção do Fluxo de Caixa: através de dados estatísticos vindos dacontabilidade podemos realizar projeções futuras para o fluxo de caixa. Tendo uma boa projeção do fluxo de caixa, podemos planejar melhor o crescimento e investimento.
Desempenho: será que a empresa está indo bem? Está estagnada, crescendo ou em recessão? Através do exame dos dados contábeis com ou sem auxílio do contador, questões como essas podem ser facilmente respondidas.
Melhor Elaboração do...
tracking img