Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO CALENDÁRIO EXTRA SALA.

CONTABILIDADE.

1 - Discorrer sobre despesa:

Pode ser entendida como o custo do uso de bens, ou serviços, que, direta ou indiretamente, deverá produzir uma receita. Diminuindo o Ativo e aumentando o Passivo, em decorrência do consumo de bens, da utilização de serviços ou, ainda, em decorrência de juros, descontos e impostos. Despesa é feita com o objetivode se obter uma Receita cujo valor seja superior à diminuição que provoca na Situação Líquida.
Uma despesa é, portanto, elemento negativo do resultado, enquanto que uma receita é elemento positivo.

2 - Discorrer sobre custos, abordando:

A - Custo da Mercadoria Vendida - CMV.
B - Custo dos Produtos Vendidos - CPV.
C - Custo dos Serviços Vendidos - CSV.
A expressão Custo de Vendas, ébastante genérica, devendo, por essa razão, ser especificada por setor na economia:
Para empresas industriais, o custo das vendas é denominado Custo do Produto Vendido.
Para empresas comerciais, o custo das vendas é denominado Custo das Mercadorias Vendidas.
Para empresas prestadoras de serviços é denominado Custo dos Serviços Vendidos.
O Custo de uma Mercadoria Adquirida, é comumente composto pelovalor das mercadorias mais o valor do frete e seguros, podemos dizer que o Custo de Mercadorias é o somatório do valor indicado na Nota Fiscal de compra mais as despesas acessórias que correm por conta do comprador (destinatário), estejam estas despesas constando da própria Nota Fiscal ou em documento em separado, até a entrada da mercadoria no estabelecimento.

3 - Dê a diferença entreDespesas e Custos:

Quando um gasto for atribuído aos vários produtos de uma empresa, ele passa a denominar Custo, ou Custo de Produção. Custo, portanto, é um gasto atribuído à produção.
A denominação de Despesa fica reservada aos gastos (ou custos) atribuídos aos exercícios contábeis .
É hábito incluir custos de produção as seguintes despesas:
a) matéria-prima.
b) mão-de-obra direta.c) mão-de-obra indireta (salários do supervisores, contramestres, etc.).
d) materiais indiretos (pregos, cola, soda cáustica, catalisadores etc.).

4 - Dê a diferença entre Gastos, Desencaixe e Perdas:

Desencaixe: Seria denominado Desembolso, é todo o dinheiro que sai do caixa pelo pagamento de uma despesa ou outra aplicação qualquer. Perda é quando o Ativo, de forma anormal,inesperada, involuntária, perde a sua capacidade de gerar benefícios (incêndio, roubo, inundações etc.).
Gasto é todo sacríficio necessário para uma empresa adquirir bens, imóveis etc, que interferem diretamente no aumento do patrimônio.

5 - Discorrer sobre os Regimes de Caixa e Competência:

No regime de competência de exercícios, as Receitas de um Exercício são aquelas ganho nesse período (nãoimportando se tenham sido recebidas dentro do exercício) e as Despesas de um Exercício são aquelas incorridas neste período (não importando se foram pagas dentro do período.)
Difere pois do regime de caixa, onde são consideradas como receitas e despesas do exercício, aquelas efetivamente aquelas recebidas e pagas dentro desse período. Um dispêndio poderá ser considerado ou não (parcial ou totalmente)como despesa no exercício em que é pago. Da mesma maneira, pode-se reconhecer ou não como receita, dentro do exercício em que ocorreu um recebimento de caixa.
Uma adequada comparação entre despesas e receitas de cada exercício, para apuração do resultado, é conseguida através da adoção do Regime de Competência de exercícios, que refletirá nas demonstrações Balanço e Resultados a situação maispróxima do real.
Como exemplo da necessidade de adotar este regime, a compra de material de escritório a prazo, em julho, o qual será consumido em agosto e cujo pagamento dar-se-á em outubro. Não é lógico considerar-se como despesa no mês da aquisição, nem no de pagamento, mas sim no período em que o material for consumido, e que neste exemplo, é no mês de agosto.
No regime de competência, é...
tracking img