Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-92511999000100001&script=sci_arttext
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-92511993000200003&script=sci_arttext


A DepreciaçãoUma depreciação nada mais é do que a alocação de um pedaço do caixa desembolsado (ou mesmo a desembolsar) na aquisição de um imobilizado. Logo, a depreciação tem tudo a ver com caixa. A únicadiferença é que é enorme a probabilidade de a diferença temporal entre o reconhecimento desse encargo e o respectivo reflexo financeiro ser grande. Além disso, mesmo no período do pagamento do respectivoativo, apesar de ser possível já haver uma depreciação relativa a esse bem, a diferença entre os valores também e muito grande. Dai a necessidade de se separar melhor: para efeito dos fluxosfinanceiros considera-se a saída quando da aquisição e. por causa disso, não se pode computá-la de novo 10 que duplicaria o efeito) quando do reconhecimento da depreciação.
As Provisões Para PerdasJá falamos no reflexo financeiro da figura do lucro bruto. Mas, na dúvida quanto ao efetivo recebimento das vendas efetuadas, reconhecemos contabilmente a provisão respectiva, numa evidênciaadicional do relacionamento da Contabilidade e o Caixa. Ao registrarmos a provisão já consideramos a parcela que se espera não será efetivamente recebida.
A Inflação
Dissemos eprocuramos mostrar atrás essa ligação intima entre as Demonstrações Contábeis (Balanço e Resultado no caso) e as entradas e saídas de caixa, mas havíamos nos restringindo ao caso de ausência de inflação eadoção do custo histórico para a avaliação dos bens da empresa. Vamos agora à situação de inflação mas ainda com a manutenção do princípio do custo histórico como base de valor.
Para que sejamantida a absoluta vinculação entre a Contabilidade e o Fluxo de Caixa quando da existência da inflação, e preciso que tenhamos em mente o que é mais importante: na inflação interessa o fluxo nominal...
tracking img