Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*MÉTODOS DE ESCRITURAÇÃO:



Escrituração: é o conjunto de lançamentos contábeis. A Escrituração completa é composta pelos lançamentos contábeis e pelas demonstrações financeiras elaboradas no encerramento de cada exercício social.


O metodo usado internacionalmente em todos os sistemas contábeis é o Método das Partidas Dobradas.

Método das partidas dobradas: É o método pelo qualcada débito efetuado em uma ou mais contas, deve corresponder um crédito em uma ou mais contas, de tal forma que o total debitado seja sempre igual ao total creditado.


Função da Escrituração:

▪ Histórica = consiste no registro dos fatos na ordem cronológica (Livro Diário);
▪ Sistêmica = consiste na organização dos elementos contábeis de acordo com sua natureza e valores respectivos(Livro Razão);

Processo de Escrituração:

▪ Deve ser por processamento de dados;
▪ Todo lançamento deve estar apoiado em documentos hábeis, idôneos e adequados ao tipo de operação; Registro dos fatos no livro Diário; Transcrição dos registros para o livro Razão; Elaboração do Balancete de Verificação;
▪ Apuração do Resultado e elaboração das demonstrações contábeis (BalançoPatrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício).




LANÇAMENTOS

Ex.: Compra de uma máquina a prazo, no dia 01/04, conforme NF nº 51, no valor de $ 400.000, emitida pela Cia Stone.

Santa Catarina, 01 de abril de X1

Máquinas
a Duplicatas a Pagar 400.000
Histórico: Refere-se a aquisição de uma maquina injetora, Marca X, Serie XXSFR, conforme Nota Fiscal 10.881


Fórmulas deLançamento
1ª Fórmula Simples – apenas uma conta é debitada e uma única conta é creditada.
2ª Fórmula Composta - apenas uma conta é debitada e mais de uma conta é creditada.
3ª Fórmula Composta - mais de uma conta é debitada e uma única conta é creditada.
4ª Fórmula Complexa - mais de uma conta é debitada e mais de uma conta é creditada.


Lançamentos de 1a Fórmula: um débito x um créditoOs modelos do lançamento contábil de 1a fórmula:









Ou:












Ou, ainda:











Os modelos apresentados são bastante usuais. Deve-se observar que a partícula "a" é um identificador da(s) conta(s) que é (são) creditada(s).
No terceiro modelo as colunas representam: à esquerda a coluna de débitos e à direita, a de créditos.O posicionamento das contas também é convencionado.




*PRINCIPAIS LIVROS CONTÁBEIS


Dos vários livros usados pelas empresas, vamos mencionar apenas os utilizados pela contabilização dos atos e fatos administrativos. Os principais livros utilizados pela Contabilidade são:
▪ Livro Diário
▪ Livro Razão
▪ Livro Caixa
▪ Livro Contas-Correntes


1- LIVRO DIÁRIO
É olivro no qual são registrados todos os lançamentos que compôem a contabilidade da empresa, em ordem cronológica e com certas formalidades.
As Formalidades extrínsecas (ou externas) do Livro Diário são: estar encadernado em folhas numeradas tipograficamente, conter termo de abertura e encerramento, e estar registrado na Junta Comercial.
As Formalidades intrínsecas (ou internas): Escriturado semrasuras, sem emendas, raspaduras ou borrões, sem linhas em branco, sem escritos nas entrelinhas ou às margens; os registros devem obedecer a ordem cronológica de dia, mês e ano, segundo um método uniforme de contabilidade – método das partidas dobradas - e em idioma e moeda nacional.
Antigamente o livro diário era manuscrito. Depois, passou a ser escriturado mecanicamente em folhas soltas, para, emseguida, serem copiadas em livro numerado e encadernado.
Atualmente os lançamentos são digitados no computador e através do processamento eletrônico das contas são emitidos o Livro Diário e o Razão em folhas impressas, para, posteriormente, serem encadernadados e registrados.



Elementos Essenciais do Lançamento no Livro Diário

1º - local e data;
2º - conta ou contas debitadas;
3º -...
tracking img