Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reciclagem é fonte de lucro
|Investimentos de empresas na reciclagem de embalagens de plástico e de papel oferecem rápido retorno financeiro, além de serem ações de |
|responsabilidade social |


Investir na reciclagem não é apenas um ato de consciência ambiental, mas tambémeconômica. E o Brasil ainda pode aumentar seus níveis de reciclagem: por exemplo, temos capacidade de reciclar 1,6 milhão de toneladas de plástico por ano, mas utilizamos somente 73,6% desta capacidade. Para aumentar este potencial, a solução é investir na coleta seletiva de lixo , já que papel, vidro, metais e o plástico juntos significam 38% do total dos resíduos gerados no Brasil.Três exemplosde reciclagem oferecem otimismo na combinação de resultados econômicos, sociais e ambientais. São as embalagens de agrotóxicos, as longa vida e as de plástico.
Um dos investidores na reciclagem do alumínio, papelão e plástico contidos nas embalagens longa vida, a Klabin, é a maior responsável pela reciclagem de papéis do país, com 400 mil toneladas por ano. Outros investidores são a Alcoa, aTetra Pak e a TSL Ambiental, que investiram R$12 milhões em Piracicaba (SP).
A planta industrial tem previsão de faturamento anual equivalente ao investimento inicial. Opera com capacidade instalada de 32 mil toneladas de recuperação de fibras cartonadas, alumínio e plástico utilizados nas caixas Tetra Pak.
Com a separação, o alumínio e o plástico agregam valor com usos mais nobres. O papel cartão éaproveitado em linhas de papel reciclado, o alumínio retorna para o beneficiamento de folhas de embalagem e o plástico é usado em produtos como tintas, vernizes e cosméticos.
Outro investimento semelhante é o da central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, de Araraquara (SP), parceria entre a Associação das Revendas de Insumos Agrícolas de Araraquara e Região (Ariar), o InstitutoNacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e a Prefeitura de Araraquara.
As embalagens utilizadas de agrotóxicos são processadas e transformadas em produtos mais nobres, como conduítes e dutos corrugados, cordas, embalagem para óleos lubrificantes e barricas.
No caso dos plásticos, o Brasil já recicla 780 mil toneladas por ano, equivalentes a 16,5% do total consumido, percentualsuperado apenas pelos de Alemanha, Áustria e EUA. A receita resultante é de R$ 1,3 bilhão.





Roupa de grife
Há dois anos, então recém-formada em moda, Camila Sotto buscava um produto com apelo ambiental para apresentar a confecção em que trabalhava. A resposta veio com a fabricação de camisetas a partir de garrafas PET.

"Achei uma pessoa que fazia o fio, e começamos a comprar o fio efazer a malha", diz. A aposta deu certo: hoje, a empresa produz para marcas conhecidas como Osklen e Track and Field. A confecção a partir da reciclagem ainda não é significativa para a fábrica, mas Camila espera uma mudança no cenário. "A gente acredita que daqui a um tempo, até o final do ano, as camisetas tomem grande parte da nossa produção".

O primeiro desafio da empresária foi enfrentar adesconfiança do cliente com relação ao material. Para isso, foi feito um material explicativo sobre o produto. "As pessoas acham que o tecido vai ser só verde, ou duro, ou quente porque é de plástico", diz. Camila enumera as qualidades da malha: "Ela tem um toque macio como algodão, não é quente, é mais resistente porque tem o poliéster", afirma.

O processo de produção começa com os catadores delixo, que recolhem as garrafas usadas. O material é levado para cooperativas, de onde são depois vendidas a empresas como a Repet, de Mauá, em São Paulo. Lá elas são lavadas, moídas e transformadas em flocos.

Em outra etapa, os flocos são por sua vez transformados em fibras de poliéster para confecção de tecidos, tapetes e enchimentos, diz Hélio Losito, gerente comercial da Unnafibras, empresa...
tracking img