Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fonte: Contabilidade Básica – José Carlos Marion
Prof. José Carlos Marion

1

CONTABILIDADE BÁSICA
Cap I - A Contabilidade Cap II - Patrimônio Cap III - Demonstrações Financeiras Cap IV - Balanço Patrimonial - Introdução Cap V - Balanço Patrimonial – Grupo de Contas Cap VI - Apuração do Resultado Cap VII - Demonstração do Resultado do Exercício Cap VIII - Plano de Contas
Prof. José CarlosMarion

2

CONTABILIDADE BÁSICA
Cap IX - Fluxo de Caixa Cap X - Movimentação de Estoques Cap XI - Contabilidade por Balanços Sucessivos Cap XII - Contabilização das Contas de Balanço Cap XIII - Balancete de Verificação Cap XIV - Contabilização das Contas de Resultado Cap XV - Ativo Permanente e Depreciação

Prof. José Carlos Marion

3

Cap. I – A CONTABILIDADE
A Origem daContabilidade Conceito, Objeto e Finalidade Aplicação da Contabilidade Usuários da Contabilidade Para quem é mantida a Contabilidade O Profissional Contábil Pilares da Contabilidade

Prof. José Carlos Marion

4

Cap. I – A CONTABILIDADE
A ORIGEM DA CONTABILIDADE - Origem em temos remotos; - Começou a tomar corpo no século XIII na Itália; - Século XV – Obra de Frei Luca Pacciolo; “Summa deArithmetica, Geometria, Proportioni e Proporcionalita” Tratado de matemática, com uma seção sobre registros contábeis segundo o método das partilhas dobradas.
Prof. José Carlos Marion

5

Cap. I – A CONTABILIDADE
A ORIGEM DA CONTABILIDADE - Nos séculos XVI e XVII, vários autores publicaram trabalhos em que descreviam o método de maneira similar ao apresentado por Luca Pacciolo; - Ascensão da escolainglesa, fato que ocorreu a partir da revolução industrial sucedida na Inglaterra. No século XVIII. - Os problemas ocorridos nos Estados Unidos durante a crise econômica de 1929 a 1932 influíram de maneira significativa no fortalecimento da contabilidade como sistema de informações de negócios, provocando a ascensão da escola norte-americana.
Prof. José Carlos Marion

6

Cap. I – ACONTABILIDADE
A ORIGEM DA CONTABILIDADE Diferenças entre a contabilidade atual e a da época de Luca Pacciolo: - O sistema contábil anterior visava informar apenas o proprietário; - No Séc. XVI, os ativos e passivos do proprietário e do negócio se confundiam; - Não existia a idéia de período contábil nem a de continuidade; - Inexistia um denominador comum monetário.
Prof. José Carlos Marion

7

Cap. I– A CONTABILIDADE
A ORIGEM DA CONTABILIDADE Envolvendo-se com a Contabilidade: . O Primeiro Encontro com a Contabilidade; . O Leigo e a Contabilidade; . O Envolvimento com a Contabilidade; . Homens de negócio - Tomada de Decisões; . Linguagem Financeira de Negócios.

Prof. José Carlos Marion

8

Cap. I – A CONTABILIDADE
CONCEITO - “É a ciência que estuda a formação e variação doPatrimônio”; - “É a ciência que estuda, registra e controla o Patrimônio das Entidades com fins lucrativos ou não”; - “Instrumento de informações para a tomada de decisões dentro e fora da empresa”. Obs: O Governo utiliza-se dela para arrecadar im postos e torná-la obrigatória para a maioria das empresas.
Prof. José Carlos Marion

9

Cap. I – A CONTABILIDADE
CONCEITO Todas as movimentações possíveisde mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios (contábeis). Uma empresa sem boa contabilidade é como um barco, em alto-mar a deriva, ao sabor dos ventos.

Prof. José Carlos Marion

10

Cap. I – A CONTABILIDADE
OBJETO E FINALIDADE O objeto da Contabilidade é o Patrimônio. A finalidade da Contabilidade é a decontrolar o Patrimônio com o objetivo de fornecer informações sobre a sua composição e suas variações.

Prof. José Carlos Marion

11

Cap. I – A CONTABILIDADE
APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE Contabilidade Geral Contabilidade Financeira Diversos ramos de atividade: Comercial Industrial Pública Bancária Hospitalar Agropecuária de Seguros Contabilidade Comercial Contabilidade Industrial...
tracking img