Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR



a) NOME: Maria Elisabeth Pereira Kraemer – Contadora, CRC/SC nº 11.170, Professora e membro da equipe de Ensino e Avaliação na pró-Reitoria de Ensino da UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí. Mestre em Relações Econômicas Sociais e Internacionais pela Universidade do Minho-Portugal. Doutoranda em Ciências Empresariais pela Universidade do Museu Social daArgentina.

b) TÍTULO DO TRABALHO: Contabilidade Ambiental – O Passaporte para a Competitividade

c) ENDEREÇO: Avenida Joca Brandão nº 111, Edifício Dona Emília, apto 902 - Centro. CEP 88.301-300 - ITAJAÍ - SC

d TELEFONE/FAX: 0XX47-3446558 - E-mail: beth.kraemer@terra.com.br






CONTABILIDADE AMBIENTAL – O PASSAPORTE PARA A COMPETITIVIDADE


RESUMO

Como todos os problemasambientais provocaram grandes danos irreversíveis, que incidiram e incidem agora em todos os países subdesenvolvidos e desenvolvidos, nasce, então, como necessidade imperiosa, introduzir nos nossos sistemas econômicos a Contabilidade Ambiental, pois as organizações, até alguns anos atrás, preocupavam-se apenas com a eficiência dos sistemas produtivos.
Chegamos a “era da revolução ambiental”, eo ambiente não somente aparece como um conjunto de problemas relativos ao controle da contaminação, mas representa um custo no crescimento econômico.
Neste sentido, o contador precisa de uma formação que se estenda além dos limites das técnicas e dos procedimentos. É necessário acrescentar o registro contábil do meio ambiente, dada a velocidade de sua afetação e a influência do mundo atualna utilização e disposição dos recursos naturais. Deve ser considerado como um dos princípios contábeis, onde é um desafio para a contabilidade. Precisa ser considerada como uma ciência contábil integrada, pois com a ciência ecológica e outras ciências são responsáveis pela natureza onde devem ser aplicados critérios de proteção ambiental, demonstrando que os recursos naturais constituem nossoprincipal capital.
Partindo dessa premissa é que este trabalho está enfocando os seguintes tópicos: Responsabilidade Social da Empresa; A Empresa e o Meio Ambiente; Gestão Ambiental; Sistema de Gestão Ambiental; Ações para Preservar o Meio Ambiente - O Protocolo Verde, A Contabilidade, Custos Ambientais, Ativo Ambiental, Passivo Ambiental, Patrimônio Ambiental, Contabilidade Ambiental eContabilidade Ambiental – o Passaporte para a Competitividade.


1 – INTRODUÇÃO
O maior desafio, quando se trata de discutir a questão ambiental, é o de compatibilizar o crescimento econômico com a preservação ambiental.
Neste sentido RIBEIRO & MARTINS (1998; p.5) dizem que as demonstrações contábeis podem ser o canal adequado para tais evidencias, principalmente porque nestes estãocontidos todas as informações pertinentes à situação patrimonial e desempenho da empresa em um determinado período. A adição das informações de natureza ambiental viria a enriquecer tais demonstrações, como também permitiria aos usuários melhores condições de acesso à informação para avaliar a grandeza dos investimentos ambientais comparativamente ao patrimônio e aos resultados no período.Portanto, a participação da contabilidade é de extrema importância, pois vai despertar o interesse para as questões ambientais, ajudando a classe empresarial a implementar em sua gestão empresarial a variável ambiental, não apenas para constar na legislação, mas por uma verdadeira conscientização ecológica.
Porém está aí o desafio para nós, contadores, fazer uma contabilidade adequada aoum modelo ambiental, integrada e competitiva que compreenda movimentos econômicos, movimentos operativos e movimentos ambientais.

2 – RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA
Cada vez mais ganha vigor e atualidade a discussão sobre o papel das empresas como agentes sociais no processo de desenvolvimento. Neste sentido, SUCUPIRA (2000) refere que torna-se fundamental que assumam não só o...
tracking img