Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
INTRODUÇÃO



Neste trabalho iremos ter conhecimento sobre áreasque contribuem diretamente no aprendizado do Bacharel em Ciências Contábeis e também servirão de suporte durante a atuação profissional.
O Patrimônio também é objeto de outras ciências sociais – por exemplo, da Economia, da Administração e do Direito – que, entretanto, o estudam sob ângulos diversos daquele da Contabilidade, que o estuda nos seus aspectos quantitativos e qualitativos.Assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as
variações patrimoniais, bem como o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade
para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou meramente ideais.
De acordo com o parágrafo acima, observamos duas funções básicas na contabilidade. Uma é a
administrativa, e a outraé a econômica. Assim:
– Função administrativa: controlar o patrimônio
– Função econômica: apurar o resultado.







Conceito, objeto e objetivo da contabilidade

A Contabilidade possui objeto próprio – o Patrimônio das Entidades – e consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condições de generalidade, certeza e busca das causas, em nívelqualitativo semelhante às demais ciências sociais. Por conseqüência, todas as demais classificações – método, conjunto de procedimentos, técnica, sistema, arte, para citarmos as mais correntes – referem-se a simples facetas ou aspectos da Contabilidade, usualmente relativos à sua aplicação prática, na solução de questões concretas. “Contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla e interpreta osfatos ocorridos no
patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não.”
O objeto delimita o campo de abrangência de uma ciência, tanto nas ciências formais quanto nas fatuais, das quais fazem parte as ciências sociais. Na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade econômico-administrativas, sejam de fins lucrativos ou não, definido como um conjunto de bens,direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir o lucro. O essencial é que o patrimônio disponha de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes, o que significa que a Entidade delepode dispor livremente, claro que nos limites estabelecidos pela ordem jurídica e, sob certo aspecto, da racionalidade econômica e administrativa.

A Contabilidade busca apreender no sentido mais amplo possível entender as mutações sofridas pelo Patrimônio, tendo em vista, muitas vezes, uma visão prospectiva de possíveis variações. As mutações tanto podem decorrer de ação do homem,quanto, embora quase sempre secundariamente, dos efeitos da natureza sobre o Patrimônio. Por aspecto qualitativo do patrimônio entende-se a natureza dos elementos que o compõem, como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc.

O atributo quantitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em...
tracking img