Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

THEIANA BARBARA SOUZA PORTO













CONTABILIDADE DE CUSTO


















BOQUIRA /BA

2010/01



THEIANA BARBARA SOUZA PORTO












CONTABILIDADE DE CUSTO
















Trabalho apresentado ao Cursode Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Contabilidade de Custos.


Orientador:














Boquira / BAHIA
2010/01

INTRODUÇÃO:

Muitos dos conceitos básicos utilizados na Contabilidade de Custos são bastante aplicáveis às empresas comerciais. Tanto os conceitos por trás da tradicionalvisão dessa matéria quanto os mais modernos (muitas vezes melhores estes do que aqueles, muitas vezes não - dependendo da (Forma com que são utilizados e também dos objetivos almejados).
Neste pequeno trabalho estamos apresentando como é que conceitos simples á muito tempo presentes na Contabilidade de Custos Industriais podem também ser usados, e com bastante utilidade, numaContabilidade Comercial Gerencial. Por ouro lado, muitos conceitos da Contabilidade Gerencial ou mesmo da Contabilidade Financeira (ou Geral) estão aqui sendo trazidos e mostrados como também poderiam ser abarcados pela Contabilidade de Custos.


















































DESENVOLVIMENTO:


1.1 Gastos é a compra de um produtoou serviço. Essa compra gerará para a empresa uma obrigação (conta a pagar) com terceiros ou uma saída de recursos do caixa para saldar esses valores.
Representado por toda e qualquer aquisição de bem ou serviço que a empresa faça. Esses gastos podem ocorrer não só na produção, mas também na área administrativa e de vendas, como gastos com assinatura de jornais ou gastos com compras deimobilizado.
Gasto pode ser atribuído a toda e qualquer aquisição pela empresa.
Têm gastos com luz, água, Mao de obra, compra de matérias-primas, compras de equipamentos etc.


1.2 Principiais gastos da empresa: Custo é um bem ou serviço que se utiliza na produção de outro bem ou serviço. Despesa é tudo aquilo utilizado para gerar uma receita. É necessário ver o perfil de uma empresa, o queé custo numa empresa pode ser despesa na outra. Nenhum desses gastos, no entanto, é utilizado na produção de bem ou serviço, por isso não são custos.
Com a evolução da humanidade, começaram-se as trocas, ou escambos, entre as pessoas, essas trocas foram evoluindo e surgiram os comerciantes, que passaram fazer suas negociações em diversas regiões, porém já com mentalidade voltada para a obtençãodo lucro e não pensando somente em permutar mercadorias.


2.1 Custos é todo gasto incorrido na produção de um bem ou na prestação de um serviço. Desse modo, tudo que é (bem ou serviço) o que for consumido para gerar um novo bem ou serviço será custo. Como exemplos de custos têm-se o consumo de matérias-prima na produção, salários dos funcionários da fabrica, depreciação, aluguel, energiaelétrica utilizada na fabrica, consumo de água, aquisição de mercadorias entre outro.


2.2 Despesas, gasto com bem ou serviço consumido para obtenção direta ou indireta de receitas, utilizados nas áreas administrativa, comercial e financeira. As despesas são gastos que a empresa incorre, buscando obter receitas.
Têm-se despesas com, comissão de vendedores, fretes na entrega do produto,aluguel do escritório da administração, consumo de energia elétrica nos departamento de vendas e administrativos, depreciação dos moveis e equipamentos dos departamentos de vendas e administrativos, conta de telefone dos departamentos de vendas e administrativos, conta de telefone da diretoria, propaganda etc. Gastos que a empresa incorreu visando a obtenção de receitas. Nenhum desses gastos, é...
tracking img