Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CURSO SUPERIOR: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: CONTABILIDADE

TRABALHO SOBRE PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE

São Paulo
2010

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DOSUL
CURSO SUPERIOR: CIÊNCIAS CONTÁBEIS /2º D
DISCIPLINA: CONTABILIDADE



Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade soborientação do professor Gilberto.

São Paulo
2010
PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE

Os Princípios da Contabilidade devem ser obrigatoriamente observados no exercício da profissãocontábil e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Além disso, na aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade à situações concretas, a essência dastransações deve prevalecer sobre seus aspectos formais.

O Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução nº 750/93, determinou os seguintes Princípios Fundamentais de Contabilidade:

O PRINCÍPIODA ENTIDADE

O Princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dospatrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Porconseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

A continuidade ou não da entidade,bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.Pressupõe a continuidade indefinida dasatividades operacionais de uma entidade até que hajam evidências ou indícios muito fortes em contrário. Por conseqüência, como as demonstrações financeiras são estáticas não possa e não devem ser...
tracking img