Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 Contabilidade Básica 5
2.1 Componentes Patrimoniais 5
2.1.1 Bens 5
2.1.1.1 Direito 6

3.1 Obrigações 6
3.1.1 Patrimonio Liquido 6
3.1.1.1 Contas de Resultado 7

4 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

ANEXOS 10

ANEXO – Ativo e Passivo 11

Introdução

Nesse trabalho vamos relatar sobre os Componentes Patrimoniais das ciências contábeis.Onde dentro é relacionado grande Conceito, Obrigações, Bens, Direito, Patrimônio Liquido e Contas de Resultados.
Podemos disser que a contabilidade não apena um modo de eficiência, mais si um meio de obter relatórios de uma pessoa física e jurídica dentro de sua empresa. Sabendo quais são os lucros e as despesas e a obrigações do seu comercio ou seus bens matérias.
É a necessidade práticado próprio gestor do patrimônio, normalmente seu proprietário, preocupado em elaborar um instrumento que lhe permitisse, entre outros benefícios, conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio.
Veremos também que na contabilidade pode ser feita para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Considera-sepessoa, juridicamente falando, todo ser capaz de direitos e obrigações.

Contabilidade Básica

2.1 Componentes Patrimoniais

Dentro da contabilidade é visto um conjunto de elementos necessários à existência de uma entidade (empresa), ou seja, é o conjunto de bens, direitos e obrigações a uma pessoa ou a uma entidade. Podemos ainda defini-lo como conjunto de bens econômicos, ouconjunto de bens com fim específico. Os princípios fundamentais da contabilidade são os preceitos fundamentais em que se baseiam a doutrina e a técnica contábil. Esse conjunto de bens pode pertencer a uma pessoa física ou jurídica. Enquanto pessoas físicas possuem um conjunto de bens e consumo (caneta, televisão, relógio, etc..) as entidades, pessoas jurídicas de fins lucrativos (empresas) ou de finsideais (instituições), possuem outros tipos de bens (mercadorias, máquinas, instalações, etc..). O patrimônio é um elemento muito rico em itens que o compõe, ele é um tópico que absorve praticamente todos os atos, fatos e componentes que são integrados a uma azienda, onde ele relata desde a sua constituição ao encerramento de uma entidade, Onde é constituído o Passivo e o Ativo.
• Ativo: éformado por bens e direitos. Compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

• Passivo: por obrigações e compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.2.1.1 Bens

Onde dentro aparece os bens de uma empresa, ou dentro de uma pessoa Jurídica ou Física. Bens é tudo aquilo que permite satisfazer uma ou várias necessidades humanas. Exemplo: Moveis casa, carro, etc. Nos Bens aparecem os Bens Materiais e os Bens Imateriais.
• Bens Materiais: Leva o nome de tangíveis por ser existência física. Um exemplo fácil de citar: São veículos,maquinas equipamentos industriais, moveis etc.

• Bens Imateriais: São bens que não possuem existência física, mas representa uma aplicação, Exemplos a citar são: ponto comercial, carteira de cliente etc.

2.1.1.1 Direito

Os direitos fazem parte do Ativo num balanço patrimonial e referem-se àquilo que a empresa tem para receber, seja em curto prazo ou em longo prazo, ou seja, bens denossa propriedade que se encontra em poder de terceiros e pode ser descrito como Ativo. Exemplos: Casa de aluguel, notas provisórias a receber, aplicação financeira etc. E os tipos de Direitos são os Créditos de funcionamento e Créditos de financiamento.
• Créditos de Funcionamento: São valores a receber, um imposto a ser recuperado, um adiantamento feito pela empresa, etc.

• Créditos...
tracking img