Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera UNIDERP
Curso de Tecnologia em Gestão Pública
Contabilidade Básica

Alunos:
Arli Pereira da Costa Cavalcanti 345111
Cairo Ricardo de Sousa 339660
Daniel Moreira Veloso 334704
Maria Célia Sousa 342346
Patrícia Michele Moreira Belo Baccetto 345066

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE CONTABILIDADE BÁSICA
Profa. Ma. Simone Maria Menezes Dias

Goiânia, 18 deAbril de 2012
ETAPA 1
1. CONCEITOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
1.1 – O que é Contabilidade?
É a Ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, objetivando representá-lo graficamente, seu fenômeno e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suasconseqüências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade) a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração. Onde, serve para estabelecer normas para sua interpretação, análise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todosos setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa.
1.2 – Quais os Objetivos da Contabilidade?
A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. O objetivo principal da Contabilidade, portanto,é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeisse referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil. O objetivo científico da contabilidade manifesta-se na correta representação do Patrimônio e na apreensão e análise das causas e suas mutações. Já soba ótica pragmática, a aplicação da Contabilidade a uma entidade particularizada busca prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do Patrimônio da entidade e suas mutações. O que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos expressos sob forma de relatos, pareceres,tabelas, planilhas e outros meios.
No caso, oobjetivo “econômico” é empregado para designar o processo de formação de resultado, isto é, as mutações quantitativo-qualitativas do patrimônio, as que alteram o valor do Patrimônio Líquido, para mais ou para menos, corretamente conhecida como ‘receitas” e “despesas”. Já os aspectos qualificados como “financeiros” concernem, em última instância, aos fluxos de caixa.
1.3 – Quem são os usuários daContabilidade?
Os usuários tanto podem ser internos como externos.
Usuários internos:
Administradores da empresa: administradores de todos os níveis tomam decisões vitais para o sucesso do negócio; se valem de informações mais aprofundadas e específicas acerca da Entidade, notadamente àquelas relativas ao seu ciclo operacional.
Proprietários: saber sobre a rentabilidade do seu negócio.Funcionários: saber se a empresa tem condições de pagar seus salários.

Usuários externos:
Fornecedores: saber da situação financeira da empresa e conseqüentemente do risco de vender a prazo.
Bancos: análise econômico-financeira para aprovar empréstimos.
Governo: tanto para a arrecadação de impostos como obter dados estatísticos, no sentido de melhor redimensionar a economia Entidade devem ser...
tracking img