Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.
Oregime de Presidencialismo, o qual surgiu desde 1747 nos EUA, foi instalado no Brasil em 1891, e acredito ser o mais acertado nos dias atuais. Um sistema, onde permiti ao povo a participação direta naescolha de seus representantes é de suma importância.
No sistema do Presidencialismo, o governo é representado pelo Presidente da República, onde é considerado Chefe de Estado e o mesmo é oresponsável pela escolha de seus ministros,os quais auxiliarão em seu governo. O Presidente da Republica exerce o poder executivo, mas conta com a participação do poder legislativo e judiciário.
O Sistema deRegime Presidencialista tem suas virtudes, é um sistema mais aberto, onde permite aos futuros governantes, a explanação de suas plataformas de governo, aos seus eleitores, onde as mesmas poderãotrazer inúmeras transformações e mudanças a sociedade, além de ser um regime pré-determinado, pois os governantes tem um período de tempo para exercer seus mandatos e são escolhidos através de votosecreto em eleições diretas.
O presidencialismo atualmente é adotado por vários países. Tem como base a teoria de separação de poderes, mas ao mesmo tempo o controle sobre os mesmos. O presidentetambém não precisa ter maioria no Congresso, mas em todas as questões de política geral que envolve a legislação ou gastos de verbas deve negociar com os parlamentares para fazer aprovar seus projetos.Acredito que um país que adota o sistema de governo presidencialista, propicia a sua população, uma participação mais ativa dentro da política, junto aos governantes. Como todo sistema possui falha,o presidencialismo não foge a regra , mas continua sendo a melhor opção de governo.É preciso mais fiscalização, mais cobrança, mais conscientização das pessoas na hora do voto, na hora de escolher...
tracking img