Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade


Everton Leandro Stürmer
João Carlos Haag
Vanderson Moretto
Professor Jan Charles Gross
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Sistemas de Informação (Inf 23) – Teoria Geral dos Sistemas
14/06/11


RESUMO

Contabilidade é ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros acontecidos no patrimônio pertencente a umaentidade; mediante a aplicação do seu conjunto de princípios, normas, técnicas e procedimentos próprios. Suas finalidades são: Controlar o patrimônio das entidades; Apurar o resultado das entidades; Prestar informações sobre o patrimônio, sobre o resultado das entidades aos diversos usuários das informações contábeis.
Entidade é qualquer pessoa física ou jurídica detentora de um patrimônio.Modernamente as finalidades da Contabilidade são reunidas em duas: Planejamento quando a informação contábil pode ser um forte suporte para o planejamento e, mais ainda, quando estabelecendo padrões, torna claras situações futuras. E controle quando está ligado à análise das definições adotadas pela organização.
Aplicada para pessoas físicas e pessoas jurídicas com finalidade lucrativa ou não,inclusive as de Direito Público como a União, Estados e Municípios.
Os interessados na contabilidade são: Os proprietários e sócios de empresas; Os administradores de empresas; Os empregados das empresas; Os fornecedores e financiadores; Governos; O público em geral.


Palavras-chave: Bens. Direitos. Obrigações. Ativo. Passivo. Patrimônio. Lucro.


1 INTRODUÇÃO

Segundo Jean Bournisien“a Contabilidade tem por objeto a medida dos valores econômicos e a sua aplicação na avaliação da fortuna dos indivíduos” (HERMAN JR. 1972:45).


A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. A palavra contabilidade deriva do latim computare (contar, computar, calcular). Apesar disso, não se deve confundir aContabilidade com a Matemática. O contabilista não precisa conhecer Matemática com profundidade. Na maioria das vezes, bastam-lhe os conhecimentos matemáticos básicos necessários a qualquer profissional.

A história da contabilidade se inicia nos tempos do homem das cavernas. Pesquisas arqueológicas recentes feitas na Síria, Israel e no Iraque ( antiga Mesopotâmia ) localizaram fichas debarro que possivelmente foram usadas para controle de estoque e que remontam a aproximadamente 8.000 AC. À medida que o homem passou a acumular riqueza e esta a se transformar em patrimônio, a contabilidade apareceu como a técnica para o controle do seu patrimônio.
Controle Rudimentar: o homem controlava seus estoques com pedras, ossos de animais, folhas de árvores ou desenhos.
Evoluçãodo Controle: o homem passou a utilizar fichas de barro para controlar seus estoques com sinais pictográficos.
Com o excedente em seus estoques, o homem passou a realizar trocas de mercadorias conforme as suas necessidades.
A contabilidade surgiu da necessidade prática dos proprietários das entidades em ter um instrumento que lhes permitisse conhecer e controlar os ativos (bens edireitos) e passivos (obrigações), conhecer os resultados operacionais e não operacionais (lucros ou prejuízos), obter informações sobre produtos e serviços mais rentáveis, fixar custos e preços dos produtos para venda ou revenda e analisar a evolução de seu patrimônio (positivo ou negativo).




2 FUNÇÕES E APLICAÇÕES

Entre as funções da Contabilidade, temos:
Funçãoadministrativa- controlar o patrimônio;
Função econômica - nas empresas, a função econômica consiste na apuração do lucro ou prejuízo, ou seja, na apuração do resultado econômico.

A Contabilidade divide-se em duas grandes ramificações: a pública e a privada.

Contabilidade Pública: estudo e registro dos fatos administrativos das pessoas de direito público e da representação gráfica de seus...
tracking img