Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Defina Contabilidade.
R: A Contabilidade – é uma ciência de natureza económica cujo objecto é a realidade
económica passada, presente e futura, de qualquer entidade pública ou privada,
analisada em termos quantitativos e por método especifico com o fim de obter
informações económico-financeiras indispensáveis à gestão dessa entidade,
nomeadamente ao conhecimento da situação patrimonial edos resultados obtidos
e, ao planeamento e controlo da sua actividade.
2. Indique as Divisões da Contabilidade.
R: Contabilidade privada: Quando se aplica a entidades de natureza privada, indivíduos, sociedades, clubes desportivos, etc.
Contabilidade Pública: Quando se aplica a entidades públicas, nações, câmaras municipais, etc.
Contabilidade Nacional: Que tem como objectivo o registo ecálculo da riqueza e da produção de um estado ou região, mediante o cálculo de grandezas tais como o Rendimento Nacional e o Produto Nacional.
Neste nosso curso iremos dedicar exclusivamente a nossa atenção à Contabilidade aplicável às entidades de natureza privada, com especial incidência nas empresas. Apesar disso não vamos estar perante uma realidade homogénea dado a diversidade dos possíveisdestinatários da informação contabilística.
De facto os tomadores de decisão podem ser externos ou internos relativamente a cada entidade ou empresa. Daí o desenvolvimento de duas grandes áreas de conhecimento contabilístico.
Contabilidade Externa: Também designada por Contabilidade Financeira ou muito simplesmente Contabilidade. Regista as operações gerais da empresa do ponto de vista dasnecessidades dos sócios, do estado (cobrança de impostos), dos trabalhadores, dos credores (por vezes bancos). O seu objectivo principal é dar uma imagem verdadeira e apropriada da posição financeira e dos resultados da sociedade, simultaneamente compreensível e útil aos que a utilizarão.
Contabilidade interna: Também chamada Contabilidade Analítica ou de custos, que regista as operações de um ponto devista interno. Tem com principal objectivo o apuramento de custos e análises de produtividade.

3. Distinga Contabilidade geral da Contabilidade aplicada.
4. A Contabilidade de Empresa, a Contabilidade Administrativa e a Contabilidade
Nacional pertencem ao ramo da Contabilidade Aplicada. Indique, exemplificando, as realidades onde elas se aplicam.

R: Contabilidade Administrativa geralmente é aexpressão que se usa para denominar uma ramificação de Contabilidade, que reúne funções cujo objetivo prático é o atendimento às necessidades de administradores e gestores sobre informações quantitativas e qualitativas em relação ao andamento dos negócios dos quais sejam os responsáveis.

5. Indique as relações existentes entre a contabilidade e as outras ciências.

R: A Contabilidade é umaciência social aplicada, assim como outras que tem caracterísitas econômico/administrativas como Administração, Economia e Direito. A Relação das ciências contábeis com as demais ciências é Total, principalmente com a economia elas se unem possibilitando uma melhor gestão de suas finanças e projetos por duas óticas gerenciais - a da contabilidade para gerenciamento do patrimônio e a econômica com ogerenciamento dos valores, por exemplo. A contabilidade assim como as demais ciências sociais aplicadas também são indispensáveis estarem ligadas aos demais conhecimentos de forma a permitir uma evolução da sociedade.

6. Faça breves considerações sobre a origem da contabilidade, destacando os aspectos
que caracterizam o contexto em que ela surgiu ou desenvolveu-se.

R: origem da Contabilidadeestá ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade. A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e...
tracking img