Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPRESA é toda entidade que se propõe a realizar uma atividade relacionada com: Comércio; Indústria e Prestação de Serviços.
CONTABILIDADE é a arte de: interpretação, medição e comunicação dosresultados de uma atividade econômica. A mesma desenvolve 2 atividades básicas: registro das transações e elaboração dos demonstrativos contábeis. A CONTABILIDADE é a atividade que: Registra as operações(transações) ocorridas em uma empresa de forma sistemática, de forma cronológica, com base em um documento, com valor monetário e informa as alterações provocadas em seu patrimônio.
Os PrincípiosContábeis Geralmente Aceitos são:
1. ENTIDADE - qualquer indivíduo ou empresa que realize transações monetárias, que necessitem ser contabilizadas.
2. CONTINUIDADE - a empresa se constitui semdeterminar o prazo de sua existência, ou seja, o tempo é indeterminado para as suas operações.
3. DENOMINADOR COMUM MONETÁRIO – é utilizado um único padrão monetário para registrar as transações, em comumacordo com aquele determinado pela legislação em vigor.
4. OBJETIVIDADE - indica que o Contador deverá eliminar ou restringir a utilização de critérios subjetivos na avaliação de procedimentos outransações que descrevam um evento contábil.
5. CUSTO HISTÓRICO COMO BASE DO VALOR – indica que todos os bens, direitos e obrigações devem ser registrados pelo seu custo original. As distorções no valorque o tempo venha a indicar poderão ser atualizadas por processos de reavaliação de ativos.
6. CONSISTÊNCIA OU UNIFORMIDADE – indica que uma vez adotado um critério contábil, ele não deverá sermudado, para evitar a comparação de relatórios contábeis que não se compatibilizam.
7. MATERIALIDADE OU RELEVÂNCIA – indica que a contabilidade deve registrar apenas as ocorrências específicas e no tempocerto, que representem modificações materiais na empresa.
8. CONSERVADORISMO - indica que o Contador deverá se posicionar no sentido de antecipar um prejuízo e nunca um lucro. Isto significa que,...
tracking img