Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspectos introdutórios em ciências contábeis

Conceito
Analisando tudo o que envolve contabilidade, podemos conceitua-la como um sistema de informações gerenciais para gerar um perfil do patrimônio da empresa, para que assim se poça tomar decisões, analisar novas possibilidades de investimento, ou necessidades de cortes, em fim, gerenciar esse patrimônio.
Objeto e objetivo da contabilidadeSe utilizamos a contabilidade como um meio de gerar informações sobre o patrimônio, logo percebemos que o objeto da contabilidade é o próprio patrimônio da empresa, pois é o patrimônio que será analisado para que obtendo as informações de ganho da entidade, despesas, aumento e diminuição desse patrimônio , se possa gerar os atos e fatos administrativos, isto é, as decisões que influenciaram essemesmo patrimônio ou não. Logo o objetivo da contabilidade é fazer o controle desse patrimônio através desses processos.

Escrituração contábil

A escrituração contábil é o registro feito dos fatos contábeis, em dois livros chamados livro-razão e livro diário, respeitado as normas dos métodos de partidas dobradas e outros princípios contábeis. No livro diário, que é obrigatório, se registradiariamente em ordem cronológica todos os lançamentos da empresa, que depois devem ser entregues em cartório para registro formal. No livro-razão se tornou obrigatório a algum tempo, registra fatos individualizados para se ter um controle por conta, segundo diz Marion.
A contabilidade na gestão empresarial

A contabilidade é indispensável para uma entidade que deseja progredir e se manter nomercado competitivo como temos hoje, pois na contabilidade levanta-se dados e se obitem informações valiosas para que a empresa possa ter um perfil completo de como esta o seu patrimônio e como ela pode investir e aumentar sua capacidade e seu próprio patrimônio. Alem de ser obrigatório a contabilidade dentro de uma empresa, ela não pode ser tratada como um fardo a ser carregado como simples burocracia,pois ela é de fato um grande instrumento de gestão empresarial, que colabora em todas as questões de tomadas de decisões e de aperfeiçoamento da empresa dentro do ramo em que ela se encontra. Sendo assim a contabilidade pode ser chamada de braço direito da administração da empresa e da gestão num todo, pois é nela que as informações indispensáveis para tomada de decisões se encontra.Demonstrações contábeis

Como diz o titulo é a demonstração da contabilidade em forma gráficas, baseada em cálculos e divididas em grupos. Entre essas demonstrações estão o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.
Balanço Patrimonial
O balanço patrimonial (BP) é a forma mais direta de demonstração da contabilidade da empresa, pois apresenta a situação patrimonial da empresaalem das informações qualitativas da mesma. È dividida em ativo e passivo. Do lado do ativo(lado esquerdo) temos as contas correspondentes ao que a empresa possui como bens e também seu direitos ex: quantia de dinheiro em caixa, utensílios da empresa e contas a serem recebidas, tudo organizado conforme os prazos para realização de cada um deles, assim o ativo engloba tudo o que a entidade possui comorecursos controláveis e que trará resultados beneficias financeiramente. No lado do passivo (lado direito) temos as obrigações da empresa, isto é, suas dividas com terceiros ex: contas a pagar, e tudo que envolva a utilização de recursos financeiros para quitar as mesmas. E por fim patrimônio liquido da empresa, que nada mais é do que os recursos de propriedade dos sócios ou proprietário daempresa, e é definido pela diferença dos valores do ativo e do passivo, isto é, a soma do ativo subtraindo as obrigações que se encontra no passivo.
Demonstração do resultado do exercício
A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma forma de demonstração mais dinâmica e que apura apenas um determinado período, envolvendo receitas brutas, custos e despesas. Informando assim um resultado...
tracking img