Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Justiça

A questão a cerca da justiça em Aristóteles se mostra implicada a quetão da virtude. Isto significa que justiça é virtude.
A semelhança entre os dois é a evidência mediante a noção dedisposição de caráter.
"A justiça é aquela disposição de caráter que se torna as pessoas propensas a fazer o que é justo, que as faz agir justamente e a desejar o que é justo; e de modo análogo, ainjustiça é a disposição que leva as pessoas a agir injustamente e a desejar o que é injusto"(Aristóteles,Ética Nicômaco, pag. 103).
Também entra a questão do justo, que envolve quatro termos, o doprimeiro termo com o terceiro, e do segundo com o quarto sendo o justo o meio termo o termo proporcional e o injusto viola a proporção. Então o igual é o meio termo onde o juiz é que mede a situação.
Areciprocidade deve ser proporcional e não na base de uma retribuição igualitaria, é pela retribuição proporcional que há união da cidade. A justiça se considera um meio termo, mas não como as outrasvirtudes e sim porque tem relação com a quatia intermediaria sendo assim a injustiça relaciona-se com os extremos.
"Considera-se que somente a justiça entre todas as virtudes, é o "bem de um outro", poisde fato ela se relaciona com o próximo, fazendo o que é vantajoso a um outro, quer se trate de um governante, ou de um membro da comunidade"(Aristóteles, Ética Nicômaco, pag. 105).
Na verdade ,Aristóteles distingue três tipos de justiça:
-Justiça Distributiva: que oculpa-se da divisão de bens entre pessoas, de forma proporcional ao seu mérito.
-Justiça Reparatória: regulamentação de transaçõespara poder suprir prejuízos causados e tomando em conta os prejuízos que possam ter o resultado e o caráter internacional, ou não, do delito.
-Justiça de Troca: trata-se das relações comerciais eassenta na instituição da moeda.
Aristóteles gostavam tambem de fazer uma distinção da justiça natural e da justiça positiva. A justiça natural é aquela que tem em todo o lugar com mesma força...
tracking img