Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFINIÇAO DE DESPESAS E CUSTOS
Custo é um bem ou serviço que se utiliza na produção de outro bem ou serviço. Despesa é tudo aquilo utilizado para gerar uma receita. É necessário ver o perfil de umaempresa, o que é custo numa empresa pode ser despesa na outra. O custo pode abranger matéria-prima, mão-de-obra, encargos sociais (INSS, FGTS, Férias, 13º salário), combustíveis de máquina deprodução, aluguel, seguros do prédio da fábrica, e tudo que está relacionado à produção. O empresário deduz custo do imposto de renda (exceto micro-empresas cadastradas pelo Simples Nacional).
Para calcular opreço final de um produto considera-se o custo, as despesas e a margem de lucro. O material de limpeza para limpar o setor de fabricação é custo, mas para limpar o setor administrativo é despesa.Adespesa está presente nos setores administrativo, financeiro, comercial e marketing. O combustível do carro dos vendedores é despesa, mas o combustível para uma empresa transportadora é custo, pois elautiliza o combustível para produzir o seu serviço de transportes.
EFEITO DO LUCRO NO BALANÇO
Como já foi abordado, o lucro apurado pela empresa pertence aos proprietários (investidores), uma vez quesão responsáveis pelo negócio. Se houver prejuízo, os proprietários deverão assumi-lo.
Os proprietários, todavia, desejando expandir o negócio, não retiram totalmente o lucro, reinvestindo umaparte (lucros retidos ou lucros acumulados). A parte do lucro distribuída aos proprietários é denominada dividendos.
A parte do lucro não distribuída aos proprietários (reinvestimento) entra nobalanço via Patrimônio Líquido (origem de recursos), sendo aplicada no Ativo.
Admita-se que uma empresa tenha inicialmente $ 900.000 de capital aplicado no caixa. Durante o ano tem receita de $ 800.000 avista, por prestação de serviços,e uma despesa de $ 500.000. Apure-se o lucro e observem-se os efeitos no balanço sabendo -se que não houve distribuição de dividendos:
* O caixa que era de $...
tracking img