Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
exatamente lá. Em terceiro lugar, os opostos podem se tornar a mesma coisa, se tomarmos seu oposto ao extremo final e o tornarmos absoluto. Portanto, se tornarmos a escuridão absoluta, seremos cegos- não podendo ver nada. E, se tornarmos a luz absoluta, estaremos igualmente cegos e incapazes de ver. Essas proposições apresentadas sobre opostos na dialética aplicam-se igualmente bem aoconhecimento. Primeiramente, o conhecimento tácito e o conhecimento explícito são retratados como extremos polares; mas na verdade são não apenas complementares um ao outro, como também interpenetrantes.Começamos realmente a entender o conhecimento tácito no momento em que nos permitimos entender nosso conhecimento explícito. O exercício de uma forma de conhecimento exige a presença e a utilização da outraforma. Em segundo lugar, eles também são interpenetrantes. Existe algum conhecimento explícito em cada conhecimento tácito e algum conhecimento tácito em todo conhecimento explícito. Eles sãocontínuos, porém separáveis. Algumas das fontes mais úteis de conhecimento em uma organização são as que articulam o discernimento ou o conjetural, e as que revelam o oculto ou o não-óbvio." Em terceiro lugar,o conhecimento tácito é a realidade vista a partir de u m determinado ângulo ou contexto. Igualmente, o conhecimento explícito é uma realidade vista de um diferente ângulo ou contexto. Se os tomarmosao extremo e os tornarmos absolutos, eles podem transformar-se u m no outro.
10



indivíduo/organização;

• top-down/bottom-up; • hierarquia/força de trabalho; e • Oriente/Ocidente. Comoveremos a seguir, no âmago da criação de conhecimento das empresas está sua habilidade de envolver os opostos, cultivá-los e usá-los como u m convite para encontrar u m melhor caminho.

SÍNTESE DETÁCITO/EXPLÍCITO Uma organização cria e utiliza conhecimento convertendo o conhecimento tácito em conhecimento explícito, e vice-versa. Identificamos quatro modos de conversão de conhecimento: (1)...
tracking img