Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspectos introdutórios em ciências contábeis

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O objetivo principal da contabilidade, portanto, é o depermitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade.
Escrituração contábil é o registro sistemático de quantias, datas e origens de cada receita e despesa geradas, é o conjunto de lançamentos contábeis, a escrituração contábil trata da execução de registros permanentes da entidade e das suas formalidades. Escrituração contábil consiste emregistrar nos livros próprios (Diário, razão, caixa etc..) todos os fatos administrativos que ocorrem na rotina das entidades.
Livro diário é obrigatório todas as empresas devem fazer os lançamentos, encadernar e registrar em órgãos competentes.
Os registros nos livros diários são feitos em ordem cronológica observando o dia, mês e a no e os registros devem ser numerados.
Livro razão
Acontabilidade exerce um papel relevante na gestão empresarial, à medida que fornece subsídios ao administrador no processo de tomada de decisões.  A contabilidade serve como uma base de dados para que o administrador possa trabalhar e tomar a decisão correta sobre os rumos da empresa.
Balanço patrimonial é uma demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira eeconômica de uma entidade em uma determinada data, neste demonstrativo deve ser evidenciada tanto para o ativo quanto para o passivo a parcela que corresponde ao circulante da empresa e ao não circulante, e é obrigatório para todos os empresários e sociedades, sua estrutura é uma consequência das partidas dobradas aonde para um ou mais crédito existirá um ou mais débito de mesmo valor.
A demonstração doresultado do exercício  é uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados,apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.
De acordo com a legislação brasileira (Lei nº 6.404, de 15 – 12 – 1976, Lei da Sociedade por Ações), as empresas deverão discriminar naDemonstração do Resultado do Exercício:
* A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
* A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias vendidas e serviços prestados e o lucro bruto;
* As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesasoperacionais;
* O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
* O resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para tal imposto;
* As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistências e previdência de empregados; O lucro ouprejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
A missão reflete uma relação direta entre o mercado de atuação e a empresa. Estar consciente de que os mercados estão em constante mudança. Portanto, a missão deve ser dotada de flexibilidade no sentido de se verificar a real validade no contexto atual do mercado. Se for preciso mudar parte ou toda a missão, é melhor fazê-lo do queenfrentar as rejeições naturais a uma empresa que não consegue justificar sua existência. Muitas vezes, a Missão é Confundida com a Visão. Mas as diferenças são nítidas. Enquanto a missão mostra o hoje, o presente, a razão de existir, a visão indica onde a empresa gostaria de chegar ou como desejaria ser vista no futuro.
Enquanto a missão é criada para ser perene (normalmente a missão não muda...
tracking img