Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

NATALI MARIA WATHIER

INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS CONTÁBEIS

Concórdia
2012

NATALI MARIA WATHIER

INTROUÇÃO AOS CONCEITOS CONTÁBEIS

Trabalho apresentado às disciplinas e aos orientadores do 1º semestre de ciências contábeis da UNOPAR.

1 INTRODUÇÃO

2 CONCEITOS BÁSICOS

2.1 CONCEITO
Existem vários conceitosacerca da contabilidade. Podemos ver a seguir alguns:
Para o professor Robert Hermann Jr, a contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio à disposição das aziendas, em seus aspectos estáticos e em suas variações, para enunciar, por meio de fórmulas racionalmente deduzidas, os efeitos da administração sobre a formação e a distribuição dos créditos. Já Osni Moura diz que a contabilidade é umaciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa.
Fransciso D’Áuria da escola patrimonialista, enfatiza a contabilidade como ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica.
E por fim, Padoveze, da escola norte-americana, a contabilidade é um processo deinformação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos.
Podemos perceber que existem inúmeros conceitos de vários autores e entidades, sobre o que é a contabilidade, mas ao final todas tem o mesmo significado, de que ela serve para controlar o patrimônio das entidades(empresas).

2.2 OBJETO
Na Contabilidade, oobjeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir o lucro.

2.3 OBJETIVO E FINALIDADE
A finalidade dacontabilidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais.
Sintetizando, dizemos que o patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle desse patrimônio e o fornecimento deinformações sobre este aos usuários é o seu objetivo.

3 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

A empresa precisa ter um sistema de escrituração semelhante de seus atos e fatos administrativos, podendo ser através de processo manual, mecanizado ou eletrônico juntamente com a documentação respectiva e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o resultado econômico.
Ela deve ser feita de acordo com o método daspartidas dobradas, plano de contas e outras normas envolvidas, em idioma e moeda corrente nacionais, forma contábil, em ordem cronológica, sem borrões, rasuras, emendas e baseada em documentos externos ou internos ou elementos que comprovem que ocorreram atos e fatos administrativos.

3.1 OBRIGATORIEDADES
Os principais livros são o diário e o razão, mas há outros como o de apuração do lucro real(lalur), de apuração do ICMS, livro conta-corrente, livro-caixa e livro de apuração do IPI. Aqui serão definidos apenas os livros diário e razão.

3.1.1 Livro diário
O livro diário é obrigatório, é feito em ordem cronológica (dia, mês e ano), é de responsabilidade das empresas fazer os lançamentos, encadernar e registrar em órgãos competentes (junta comercial ou cartório de títulos e documentos),todos os registros devem ser numerados. Ele deverá conter o termo de abertura que consta a finalidade do livro, número de ordem, de folhas, o nome da empresa, o local do estabelecimento, o número e data do arquivamento dos atos constitutivos no órgão de registro do comércio e o número de registro no CNPJ.

3.1.2 Livro razão
O livro razão também é obrigatório e indispensável a qualquer...
tracking img