Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado

CONCEITO DE MERCADO

Mercado é o “local” onde se encontram quem quer comprar e quem quer vender e que, através de um processo de negociação, determinam o preço e a quantidade do bem a ser transacionado/trocado entre ambos. 
Em qualquer mercado uma das variáveis chaves é o preço, o qual mede o valor do bem em termos monetários. 

CARACTERISTICAS DE UM MERCADO

A empresa devedeterminar não apenas quais necessidades servir mas também as necessidades de quem servir. A maior parte dos mercados é grande demais para que uma empresa possa fornecer todos os produtos e serviços necessários a todos os compradores naquele mercado. Precisa-se de alguma delimitação de recursos, sendo assim, precisa selecionar mercados-alvo. Os mercados variam no seu grau de heterogeneidade.
Emextremo, há mercados compostos de compradores que são muito semelhantes em seus desejos, exigências e reações ás influências de marketing. No outro extremo encontram-se os mercados compostos de compradores que procuram qualidades e/ou quantidades substanciais de produtos diferentes. Ao querer entrar no mercado a empresa deve tomar algumas decisões, tais como:
- Determinar aqueles atributos por meiodos quais identificará a possível existência de segmentos de mercados distintos, ou seja, um processo de se identificar grupos de compradores com diferentes desejos ou necessidades de compra;

· Determinar o tamanho e o valor dos vários segmentos de mercado;
·  Determinar como as marcas existentes estão posicionadas no mercado, que seriam identificados e descritos em termos de tamanho, metas,participação de mercado, qualidade dos seus produtos, suas estratégias de marketing e outras características necessárias para compreender suas intenções e comportamento;
· Observar os segmentos de mercado que não estão sendo servidos ou que estão servindo inadequadamente pelas marcas existentes, apresentando dados sobre a dimensão e a importância de cada canal de distribuição;
É preciso determinaras características de segmentos atraentes, tais como:


Características geográficas: buscam critérios geográficos, tais como nações, estados, municípios, cidades e outros, reconhecendo os potenciais de mercado e os custos pertinentes a cada região, determinando mercados que poderiam servir melhor.

Características Demográficas: busca variáveis demográficas tais como idade, o sexo, a renda, aprofissão etc.. É uma variável de bases mais populares para se distinguir os agrupamentos mais significativos de mercado, cuja uma das razões seriam as necessidades dos consumidores ou taxas de uso que são geralmente muito associadas com estas variáveis. Outra razão é que são mais fáceis de medir do que os outros tipos de variáveis.

Características Psicográficas: as variações psicográficas sereferem ao indivíduo e seus aspectos tais como seu estilo de vida, personalidade, motivos de compra, conhecimento e utilização do produto, devido aos indivíduos dentro do mesmo grupo exibirem traços amplamente diferentes.

TIPOS DE MERCADO:

Monopólio: Ocorre quando um único ofertante e vários demandantes, é a pior forma de estruturação mercadológica do ponto de vista da economia, pois ospreços são manipulados de acordo com o ofertante - (A prospecção de petróleo no Brasil através da Petrobrás ou a White Martins, por ser maior e ter uma melhor capacidade logística no ramo de gases industriais é a única capaz de atender a cidades do interior).


Oligopólio: Ocorre quando há poucos ofertantes e vários demandantes (ou Duopólio quando há apenas dois ofertantes, expressão quase não éutilizada), frequentemente a um bom número de competidores no mercado, mas não tantos para considerar cada um deles como tendo um efeito desprezível sobre os preços. Portanto também não é uma estruturação de mercado bem vista para nós economistas. A diferença prática em relação ao monopólio é uma maior dificuldade quanto a combinação de preços. Nesse tipo de mercado a incidência de cartéis e/ou...
tracking img