Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade,
Processo mediante o qual é identificada, medida, registrada e divulgada a informação econômica de uma organização ou empresa, com a finalidade de possibilitar às pessoas interessadas que avaliem a situação da entidade. A escrituração comercial refere-se à elaboração dos registros contábeis, pelo qual se obtém os dados, ajustados aos princípios contábeis, utilizados para avaliar asituação, e a informação financeira relevante de uma entidade.
Utiliza-se um sistema de dupla entrada: cada transação é registrada refletindo o duplo impacto sobre a posição financeira da empresa e os resultados que esta obtém. A informação relativa à posição financeira, sobre os ativos, os passivos e o saldo líquido patrimonial em uma determinada data (o último dia do ano natural ou fiscal)reflete no chamado balanço da empresa, ainda que os resultados obtidos pela empresa apareçam sem comentários na conta de perdas e ganhos. A liquidez é expressa no informe econômico-financeiro da empresa em uma memória a parte. Essa informação permite estudar os resultados obtidos no passado e, ao mesmo tempo, realizar prospecções e projetos para planificar o crescimento e a atividade no futuro. Namemória, aparece detalhadamente a informação que não se pode obter através da balança nem da conta de perdas e ganhos, como a razão social da empresa e a atividade ou atividades às quais se dedica e as bases de apresentação das contas anuais, onde deverá estar justificado o motivo pelo qual são aplicados critérios diferentes aos estabelecidos pelos princípios contábeis e por que são aplicadosprincípios contábeis não obrigatórios.
Informação contábil
Classifica-se em duas grandes categorias: a contabilidade financeira, ou contabilidade externa, e a contabilidade de custos, ou contabilidade interna. A primeira favorece o público em geral e permite obter informação sobre a posição financeira da empresa, seu grau de liquidez e sua rentabilidade. A segunda estuda as relaçõescustos-benefícios-volume da produção e o grau de eficiência e produtividade, permitindo a planificação e o controle da produção, a tomada de decisões sobre preços, orçamentos e a política de capital. Tem o ojetivo essencial de facilitar a informação aos diferentes departamentos, às diretorias e aos planejadores, para que possam desempenhar suas funções.
Contabilidade especializada
Há três áreas de especialrelevância: auditoria, fiscalização e contabilidade das organizações sem fins lucrativos. O primeiro consiste na reavaliação, por parte de um auditor independente, dos dados financeiros, dos registros contábeis e dos documentos da empresa, assim como de qualquer outro tipo de documentação que permita verificar a validade de seus registros contábeis. O segundo se refere à fiscalização (ver Imposto derenda). A contabilidade das organizações sem fins lucrativos, como as universidades públicas e os hospitais, diferem das empresas de negócios que recebem recursos sem prestar em troca um serviço específico, ou seja, seus recursos não são obtidos por proporcionar um bem ou um serviço a um indivíduo em particular: não possuindo interesses particulares, elas têm um registro contábil específico.
Princípiosda contabilidade
Está baseado em um sistema de pressupostos, doutrinas, axiomas e convenções, incluindo os que se denominam “princípios contábeis geralmente aceitos”. Alguns deles são: o da empresa em funcionamento; o da prudência; o do registro; o do preço de aquisição; o do salário; o da correlação receitas e gastos; o da não-compensação; o da uniformidade; e o da importância relativa. Oprincipal objetivo é: a imagem fiel, que consiste em fidedignidade das contas anuais em relação ao patrimônio, à situação financeira e aos resultados da empresa, em caso de conflito entre princípios contábeis obrigatórios. Não obstante, o princípio da prudência tenderá a um caráter preferencial sobre os demais. Ele afirma que somente deverão ser contabilizados os benefícios realizados na data de...
tracking img