Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIAS DO CONTROLE PATRIMONIAL

Teoria do Proprietário
A Teoria do Proprietário não se aplica tão facilmente à sociedade por ações quanto á firma individual e a sociedade de pessoas Teoria doProprietário Entretanto, muitos autores têm optado por levantar o véu das sociedades por ações, descrevendo o total do capital investido e dos lucros retidos como riqueza dos acionistas, o que pressupõea teoria do proprietário “Lucro Liquido Por Ação”.


Teoria da Entidade
Pela Teoria da Entidade, o patrimônio dos acionistas ou quotistas, pessoas físicas ou jurídicas, não se confunde com opatrimônio líquido da entidade, na continuidade. Tanto que o lucro líquido em si, apurado ao final de um exercício, não pode, sumariamente, ser distribuído todo aos acionistas, sendo necessária umadecisão de assembléia, para fazê-lo, e após as reservas legais e estatutárias terem sido acantonadas.
O Patrimônio Líquido, em si, na continuidade, pertence à entidade. O próprio acionista não pode, aqualquer momento, retirar-se da sociedade, levando sua parcela de patrimônio, havendo prazos e regras para isso acontecer. Pela Teoria da Entidade a equação patrimonial é expressa como: Ativo = Passivo +Patrimônio Liquido da Entidade, ou, conforme alguns autores preferem, dando uma conotação mais abrangente ao termo passivo: Ativo = Passivo. Provavelmente, embora todas as teorias tenham suaimportância e aplicações parciais, a Teoria da Entidade é a que mais influencia o desenvolvimento da Contabilidade de nossos dias.

Teoria dos Fundos
Uma outra visualização do patrimônio líquido, bastanteilustrativa, é a Teoria dos Fundos. Segundo esta teoria, o Ativo é o somatório das aplicações que foi possível fazer pela utilização dos recursos provindos de terceiros e de capitais próprios. Assim,a representação da equação patrimonial, segundo esta teoria é:
(Aplicações = Recursos ou Usos) = Fontes.
Tal teoria é de particular interesse para as entidades governamentais.,mas, também é...
tracking img