Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CENTRO DE FORMAÇÃO A DISTANCIA

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO DE APRENDIZAGEM RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

SIDROLÂNDIA-MS

2011

CENTRO DE FORMAÇÃO A DISTANCIA

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

ADMINISTRAÇÃODESAFIO DE APRENDIZAGEM RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE SIDROLÂNDIA-MS

2011

Resumo

A partir da Revolução Industrial a humanidade preocupou-se muito com a produção em massa, superestimando a capacidade do planeta de assimilar a exploração ilimitada dos recursos naturais e o poder dos ecossistemas de se reciclarem após a devastação.Até o final do século XX, o mundo capitalista se preocupou com o progresso e o desenvolvimento, criando várias fábricas, incentivando o consumo e descobrindo formas eficientes de explorar a matéria prima dos sistemas naturais. O resultado disso foi um impacto ambiental nunca antes visto, que culminou na degradação do meio ambiente. As organizações financeiras também passam por diversas transformaçõespara se adequar às novas questões e dilemas de um mundo que caminha para a sustentabilidade. Bancos e seguradoras figuram entre as mais importantes fontes indutoras do novo modelo de desenvolvimento regidas pelo documento intitulado “Princípios do Equador”, que em linhas gerais condiciona a concessão de financiamento apenas para as empresas que assumam uma série de compromissos socioambientais.Nos diferentes setores sociais há uma forte tendência em reconhecer o processo educativo como uma possibilidade de provocar mudanças e alterar o atual quadro de degradação do ambiente com o qual nos deparamos.

Sumario

Introdução

Os conceitos de responsabilidade social empresarial e desenvolvimento sustentável têm como base as decisões estratégicas e operacionais das empresas. Trata-se decomo devem analisar seus negócios de maneira mais holística sempre considerando os aspectos ambientais, econômicos, sociais e humanos na organização.
Com isso as empresas estão enfrentando riscos e encontrando oportunidades cada vez maiores. Empresas que não se consideravam atingidas por esses temas três anos atrás são afetadas atualmente, e as que hoje não se sentem atingidas podemenfrentar uma situação muito diferente daqui a três anos. A questão do meio ambiente vem sendo cada vez mais discutida nos últimos anos. Mudanças de consciência e comportamento vêm tornando-se necessárias no sentido de preservá-lo, para se encontrar maneiras que possibilitem o crescimento econômico sem prejudicar gerações futuras. Tal crescimento pode ser buscado através da união de esforços de todasas Ciências – Humanas, Exatas, Biológicas e outras –, cada uma contribuindo de acordo com suas características.
TEMA: SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade é um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Podem-se citar medidas que estão no centro da questão dasustentabilidade ambiental: a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas.

Os pontos elementares da sustentabilidade visam à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Esses princípios são: utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis.
Pode-se exemplificar esse conceito com a medida ecom o investimento que vem sido adotado no Brasil com relação ao biocombustível, que por mais que não tenha mínina autonomia para substituir o petróleo, ao menos visa reduzir seus usos. O segundo princípio refere-se ao uso moderado de toda e qualquer fonte renovável, nunca extrapolando o que ela pode render. Em um quadro mais geral, pode-se fundamentar a sustentabilidade ambiental como um meio...
tracking img