Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagem comportamental

A abordagem comportamental nada mais é do que a ciência do comportamento, teve o desenvolvimento por Kurt Lewin.
Nos Estados Unidos se desenvolve inicialmente novos conceitos, novas variáveis, da teoria administrativa baseada no comportamento humano nas organizações.
A ciência comportamental tem varia conclusões:
1- o ser humano é um ser social com algumasnecessidades, ou seja, tende a desenvolver um relacionamento cooperativo independente de viver em grupo ou em organização social.
2- o ser humano é um ser psíquico, ou seja, tem capacidade de organizar suas percepções o que lhe permite uma organização cognitiva comum a todos os seres humanos.
3- o ser humano tem a capacidade de comunicação.
4- o ser humano é um ser hábil para aprender, sendo assim, oser humano pode mudar seu comportamento e atitudes para padrões mais elevados e eficazes.
5- o ser humano tem o seu comportamento orientado para objetivos, pode ser complexo ou mutável.
E com a preocupação da abordagem comportamental ela é deslocada da estrutura para o processo e dinâmica organizacional.
A teoria organizacional explica como as pessoas se comportam.
Isto é, com o comportamentoorganizacional. Ainda predomina a ênfase nas pessoas, inaugurada com a Teoria das Relações Humanas, mas dentro de um contexto organizacional.
Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Para poder explicar como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da motivação humana. Assim, um dos temas fundamentaisda Teoria.
Comportamental da Administração é a motivação humana, campo no qual a teoria administrativa recebeu volumosa contribuição.
Atualmente, as principais funções administrativas são:
• Fixar objetivos (planejar);
• Analisar: conhecer os problemas;
• Solucionar problemas;
• Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas);
• Comunicar,dirigir e motivar as pessoas (liderar);
• Negociar;
• Tomar as decisões (rápidas e precisas);
• Mensurar e avaliar (controlar).
O papel do administrador
As funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum encontrá-la em diversos livros e atémesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias. São elas: planejar, organizar, liderar e controlar.
Planejar: "definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos" , ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório."O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.
Organizar: pode-se constatar que se fosse possível seqüenciar, diríamos que depois de traçada(s) a(s) meta(s) organizacional (ais), é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aosrecursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa.
Logo, "organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes deum todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas."
Liderar: envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. "Meta(s) traçada(s), responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados."
A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua...
tracking img