Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE INDUSTRIAL I UNIDADE

1. ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

1.1 A Era Mercantilista e a Contabilidade Geral

Nessa época a contabilidade era essencialmente Financeira (ou Geral) e estava bem estruturada para atender às empresas comerciais, uma vez que estas viviam basicamente do comércioe não da fabricação. A apuração dos custos era feita mediante a verificação do montante pago pela compra dos produtos. Utilizava-se da contagem física dos itens por intermédio de inventário para prover a apuração do custo do período.
Estoques Iniciais
(+) Compras
(-) Estoques Finais
(=) Custo das Mercadorias Vendidas.2. A Revolução Industrial e a Contabilidade de Custos

Entretanto, um dos principais problemas decorrentes da evolução do sistema produtivo residia na avaliação dos estoques, fator essencial na determinação do resultado das empresas.
Essa nova empresa industrial, de propriedade diluída, submetida aos rigores do Fisco na busca do lucro tributável, determinou que a avaliação dosestoques seguisse a apuração dos custos envolvidos na produção dos bens estocados, exigindo que fossem conhecidos os montantes de material, mão-de-obra e de gastos gerais de fabricação aplicado na produção de cada um dos bens.

1.3 A Empresa Moderna e a Contabilidade de Custos

Atualmente, num cenário de extrema competitividade, a contabilidade de custos tem comoobjetivo atender a duas mais recentes e, provavelmente, mais importantes tarefas: auxiliar a administração das empresas no controle de seus gastos internos e propiciar uma série de informações para a tomada de decisão quanto a preços, corte de produtos, adoção de novas linhas de produção, fabricação interna ou compra de determinados componentes etc.
O cerne da questão da Contabilidade deCustos está, portanto, na adoção do método de custeio que indique quais custos devem fazer parte da apuração do custo dos produtos e está ligado a duas questões:
a) quais os custos que devem fazer parte da apuração do custo dos recursos, produtos, serviços, atividades ou departamento e, por conseqüência,
b) quais os custos de um recurso, produto ou serviço final que devam ser ativados enquantoesses bens estão em estoque (enquanto não vendidos), com o objetivo de apurar o custo de uma unidade do produto fabricado.

2. - A CONTABILIDE FINANCEIRA, DE CUSTOS E GERENCIAL

1. Contabilidade Financeira (Geral)
A Contabilidade Financeira surgiu com o desenvolvimento do comércio. Seu objetivo fundamental é o controle do patrimônio da empresa e suas variações, que sãoresultantes da apuração do Resultado das atividades mercantis (lucro ou prejuízo). A Contabilidade Financeira se concentra nos demonstrativos dirigidos ao público externo, que são guiados pelos princípios contábeis geralmente aceitos.
2. Contabilidade de Custos
Com o advento da Revolução Industrial e a conseqüente proliferação das empresas industriais, a Contabilidade viu-se as voltascom o problema de adaptar os procedimentos de apuração do resultado em empresas comerciais (que apenas revendiam mercadorias compradas de outrem) para as empresas industriais, que adquiriam matérias-primas e utilizavam fatores de produção para transformá-las em produtos destinados à venda. A solução natural para o problema foi usar o mesmo esquema para apuração do resultado, substituindo o item“Compras” pelo pagamento dos fatores que entraram na produção: matéria-prima consumida, salário dos trabalhadores da produção, energia elétrica e combustíveis utilizados, enfim, todos os gastos que foram efetuados na atividade Industrial e que foram denominados de Custos de Produção. O ramo da Contabilidade que controlava estes gastos passou a chamar-se Contabilidade de Custos.
A...
tracking img