Contabilidade e seus princípios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. História e Evolução da Contabilidade

A contabilidade é uma ciência nobre e antiga, por isso se faz necessário uma abordagem mais afinco de suas origens.
             Desde os primórdios da humanidade o homem ao inventar as armas para caça e pesca começou a se preocupar com a quantidade de seus bens.
            "Ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estavampraticando uma forma rudimentar de contabilidade" (IUDÍCIBUS, 1981, p. 29).
            De acordo com Iudícibus pode-se perceber que desde a antiguidade o homem tem preocupação com o seu patrimônio, do meu e seu, como acontece atualmente. Na medida em que suas atividades se tornavam mais complexas sua maneira de contabilizar ia se aperfeiçoando.
            Logo após que surgiram as primeirasmanifestações de arte, através das gravuras, no término da Era da Pedra Polida o homem registrava nas paredes de suas cavernas os animais que eram caçados ao longo do dia, iniciando assim um processo de contagem numérica.
            Mas os primeiros registros completos da contabilidade surgiram na civilização Sumério-Babilônia onde faziam seus registros nas peças de argila, foi então considerado onascimento da contabilidade.
            "É claro que a contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda" (IUDÍCIBUS, 1981, p. 30).
            Com o surgimento da moeda e a larga extensão da compra, venda e escambo os egípcios tiveram um papel de extrema importância, onde utilizavam papiros para efetuar suas escriturações com valores monetários tornando assim acontabilidade cada vez mais dinâmica.
            Os gregos evoluíram a forma de contabilizar dos egípcios, com a apuração de saldo, confrontando as costas de custos e despesas estendendo para a administração pública e bancária.
            No período Medieval, denominado "Era Técnica" devido às grandes inovações houve o aperfeiçoamento e o crescimento da contabilidade, devido ao advento do capitalismo.Nessa época havia uma maneira rudimentar de débito e crédito.
            Em novembro de 1494, o franciscano italiano frei Luca Pacioli publicou a primeira literatura contábil "relevante", consolidando o método das Partidas Dobradas, com expressões de causa e efeito do fenômeno patrimonial com os termos de Débito e Crédito.
O conceito de dualidade freqüentemente utilizado para justificar aspartidas dobradas apenas exige que sejam reconhecidos dois lados de cada transação. Isto poderia ser com igual facilidade feita numa única coluna, usando-se sinais positivos e negativos, quanto em duas colunas com débitos e créditos.
Vale salientar que nessa época vários eram os folhetins publicados por diversos autores sobre a contabilidade, mas nenhum foi tão completo quanto ao do frei, sendo que omesmo não descobriu as Partidas Dobradas, mas sim aprimorou a conhecimento sobre o citado assunto, pois elas já eram conhecidas e usadas desde o século XIII.
            A história da contabilidade nos mostra que com a evolução do homem e com a criação de métodos cada vez mais complexos a contabilidade se tornou um alicerce para que a evolução acontecesse, deixando de ser primitivo e passando araciocinar de uma forma organizada, pilar importante para o mundo capitalista.  Pode se afirmar que a contabilidade está presente nas mais simples até nas mais complexas organizações.

1.2 A Escola Italiana

            A Escola Italiana foi de grande importância para a difusão de tal ciência pelo mundo, a contabilidade passou por um importante amadurecimento e tornou-se uma disciplina completado século XIII ao século XVII, quando diversas cidades italianas serviram de entrepostos comerciais.
            Frei Luca Pacioli em sua grande obra de 1494 (Tratactus de Computis et Scripturis – Contabilidade por partidas dobradas), já tratava da teoria contábil do débito e do crédito, inventários, livros mercantis, registros de operações, lucros e perdas, levando-se a acreditar que nessa...
tracking img