Contabilidade e custos ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Existem três métodos de apuração dos custos das vendas: O método de custeio por absorção, o método de custeio direto e o método de custeio variável. Quando se trata de apurar o custo das vendas para efeitos contábeis, a legislação nos obriga a fazê-lo pelo método de custeio por absorção. No entanto, existe uma série de processos internos que não são alcançados pela legislaçãotributaria e nos quais utilizamos o método de custeio dito variável. Um destes processos é o orçamento empresarial. Lá usamos o método de custeio variável porque permite uma melhor avaliação do impacto marginal de um novo projeto ou venda de uma unidade a mais dos produtos comercializados pela empresa. Começamos conceituando o que sejam custos, gastos fixos e gastos variáveis. Em seguida discutiremos ométodo de absorção, suas características e distribuição dos custos no infográfico. Ainda trataremos de analisar os modos de tratamento dos custos por método variável, bem como uma breve exposição sobre a utilidade de utilização da margem de contribuição para fins de viabilidade de um determinado produto ou situação. Para uma melhor compreensão do que virá a ser uma margem de contribuição, contamoscom uma DRE. Abordaremos o assunto ponto de equilíbrio com sua respectiva definição, contando também com o reforço de um simples exercício. Finalmente, dissertaremos sobre o método de custeio ABC e suas particularidades.

Definição de custos e gastos

Custo
É o gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços, isto é, o valor dos insumos usados na fabricaçãodos produtos da empresa.

Gasto
É o sacrifício econômico na obtenção de produtos ou serviços, ou seja, é o valor dos bens e serviços adquiridos pela empresa.

Gastos fixos
Gastos fixos são gastos que não variam com o nível de atividade da empresa. Na verdade estes gastos são fixos dentro de determinados limites, ou seja, variam por patamares. Tomemos as despesas de “Aluguel de condomínio”dos escritórios de uma empresa. Esta despesa não varia a cada unidade vendida. No entanto, caso a empresas passe a vender muito, poderá ter que aumentar a sua equipe e, em conseqüência, ter que alugar mais a área para acomodar este adicional de funcionários. Em conseqüência, aumentará a despesa de “Aluguel e condomínio”. Esta despesa continuará fixa até que o aumento do número de funcionários daempresa a obrigue a expandir novamente a área de seus escritórios. O gráfico abaixo mostra, de forma esquemática, a evolução dos gastos fixos.

Os custos fixos por sua vez, se subdividem em:
Custos diretos de operação: São os custos fixos alocados diretamente aos produtos ou linhas de produtos comercializados pela empresa. Exemplos de custos diretos de operação seriam os salários do pessoalligado diretamente envolvido na operação ou a depreciação de máquinas e equipamentos utilizados no processo produtivo.

Custos indiretos de operação: São os custos fixos alocados indiretamente aos produtos ou linha de produtos comercializados pela empresa. Referem-se, quase sempre, às atividades de supervisão ou de apoio à operação. Exemplos de custos indiretos de operação seriam os salários dodiretor industrial, dos gerentes de produção e do pessoal indiretamente envolvido na fabricação tais como os funcionários do almoxarifado, do setor de suprimentos, do setor de controle de qualidade, do setor de planejamento e controle da produção, e outros.
Despesa operacional: São os gastos fixos de todos os departamentos que não estejam nem direta nem indiretamente envolvidos com a operação daempresa, tais como os custos administrativos e comerciais. Ex: Transporte de executivos.

Gastos variáveis
São considerados gastos variáveis aqueles dispêndios que variam a cada unidade produzida e vendida. Estes gastos sempre compõem o custo das vendas para efeitos de determinação da margem de contribuição. Os gastos variáveis podem ser:
Custos variáveis da operação: Fazem parte dos custos...
tracking img