Contabilidade e ética

Páginas: 6 (1477 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6
2 DESENVOLVIMENTO 8
2.1 APLICAÇÃO FINANCEIRA 8
2.1.1 Juros compostos 8
2.1.2 Resgate de aplicação 8
2.2 IMPOSTOS 9
2.2.1 Impostos cumulativos 9
2.2.2 Impostos não cumulativos 9
2.3 AVALIAÇÃO DE ESTOQUES 9
2.3.1 Inventário periódico 9
2.3.2 Inventário permanente 10
2.3.3 Custo histórico 10
2.3.4 Custo históricocorrigido 10
2.3.5 Custo corrente 10
2.3.6 Custo corrente corrigido 11
2.3.7 Valores de saída 11
2.4 PRINCÍPIO DA ENTIDADE 11
2.5 PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA 11
2.6 LEGISLAÇÃO CONTÁBIL 12
2.7 ÉTICA 12
3 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIA............................................................................................................14

INTRODUÇÃOEvidenciar a contabilidade, mostrando seus conceitos básicos como, registrar, informar com objetividade e transparência; São obrigações do profissional de contabilidade.

DESENVOLVIMENTO

Sendo assim veremos alguns desses tópicos como aplicações, impostos, avaliações de estoque, princípios, legislação contábil e ética.

1 APLICAÇÃO FINANCEIRA

As aplicações financeirasconstituem-se num leque de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo: Fundos de investimento financeiro (FIF), Certificados de depósitos bancários (CDB), letras hipotecarias, etc.

1 Juros compostos

O juro de cada intervalo de tempo é calculando a partir do saldo no inicio de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo é incorporado aocapital inicial e passa a render juros também.
A maioria das operações envolvendo dinheiro utiliza juros compostos. Estão incluídas: compras a médio e longo prazo, compras com cartão de crédito, empréstimos bancários, as aplicações financeiras usuais como caderneta de poupança e aplicações em fundos de renda fixa, etc.

2 Resgate de aplicação

Os investimentos emaplicações financeiras de renda fixa são classificados no ATIVO circulante entre as disponibilidades (se a aplicação é resgatável a qualquer momento), ou como investimentos temporários, se resgatável em um prazo determinado com vencimento para ate o termino do exercício seguinte. Naturalmente, se o resgate esta previsto após o término do exercício seguinte, devera ser classificado no ATIVO realizável alongo prazo.
Assim, ao se efetuar a aplicação em renda fixa, o montante deve ser lançado (de acordo com a expectativa do resgate) a debito da conta correspondente (acima) e a credito da conta Bancos Conta Movimento no Ativo Circulante.
A apropriação dos rendimentos (em obediência ao regime de competência) nas aplicações com prazo superior a um mês deve ser efetuada porpartidas mensais. Já nas aplicações em que o resgate e a aplicação ocorrem dentro do mesmo mês, o registro do rendimento será feito por ocasião do resgate.

2 IMPOSTOS

1 Impostos cumulativos

Diz-se de um imposto ou tributo que incide em todas as etapas intermediárias dos processos produtivo e/ou de comercialização de determinado bem, inclusive sobre o próprio imposto/tributoanteriormente pago, da origem até o consumidor final, influindo na composição de seu custo e, em conseqüência, na fixação de seu preço de venda.
Exemplos: PIS, COFINS, CPMF.

2 Impostos não cumulativos

Diz-se do imposto/tributo que, na etapa subseqüente dos processos produtivos e/ou de comercialização, não incide sobre o mesmo imposto/tributo pago/recolhido na etapaanterior.
Exemplos: IPI e ICMS.

3 AVALIAÇÃO DE ESTOQUES

O maior objetivo do custeio do estoque é a determinação de custos adequada ás vendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado. Em adição ao fator lucro existe um numero de outros que influenciam as decisões relativas à seleção dos métodos de custeio de estoque.

1 Inventário periódico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ÉTICA NA CONTABILIDADE
  • Etica na contabilidade
  • contabilidade
  • Ética na contabilidade
  • Ética na Contabilidade
  • Ética na contabilidade
  • Etica na Contabilidade
  • Etica na contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!