Contabilidade- sua importancia na formacao academica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE

FORMAÇÃO ACADÊMICA NA ÁREA CONTÁBIL


Andreza Micheli Soares Silva
Curso Ciências Contábeis – Universidade Veiga de Almeida
Rio de Janeiro/RJ – Brasil
Email: leituraguara@bol.com.br


1 - RESUMO

Com a crescente complexidade dos negócios, a contabilidade hoje é encarada como uma das áreas de atuação que mais garante ao profissional um espaço no cenáriomercadológico. Sua importância está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento econômico, fato este que garante à profissão uma maior valorização nos países de primeiro mundo, em razão de sua evolução na administração e controle dos recursos, trazendo consigo a preocupação com a formação profissional dos alunos em Instituições de Ensino Superior, sejam públicas ou privadas no que diz respeito à formaçãoacadêmica e prática do profissional da contabilidade. A razão principal deste trabalho é buscar identificar os diversos ramos relacionados a área Contábil, passando informações importantes e necessárias ao publico que procura o Curso Superior de Ciências Contábeis, somente como uma opção, sem conhecer o que a Contabilidade pode oferecer como benefício ao futuro profissional.



PALAVRA CHAVE –atuação profissional; área contábil; organização; administração



2 - INTRODUÇÃO


Contabilidade é a ciência que estuda e interpreta os registros dos fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a Economia e a Administração (esta porvezes considerada um ramo da Sociologia). Mas é comum encontrar autores que refutam essa condição científica, colocando-a como técnica ou arte.

No Brasil, os profissionais que nela atuam são chamados de contabilistas os técnicos de contabilidade que têm formação de nível secundário, e de contadores os de nível superior. Em Portugal o termo "contador" tornou-se arcaico. Até a primeira metadeda década de 70 o profissional do ofício técnico também era conhecido como guarda-livros, mas esta expressão caiu completamente em desuso. Em setembro de 2005, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) apurou no Brasil a existência de 383.644 contabilistas e 64.960 organizações contábeis ativos.


A importância que a Contabilidade vem ganhando no mercado, dados os novos contextosempresarial, social, fiscal e governamental, entre outros, permite perceber-se alguns aspectos essenciais à formação do contador com vistas à sua performance futura como profissional da área. Um desses aspectos envolve o pressuposto de que a disciplina passa a exigir do profissional que a desenvolve requisitos que suplantam os conhecimentos teóricos e operacionais tradicionais.


Com a evoluçãoda competitividade dos mercados, cada vez mais, as empresas buscam novas tecnologias que permitam à Administração vislumbrar perspectivas futuras para as organizações, por isto a Contabilidade também tem se desenvolvido muito nos últimos anos e, conceitos de gestão, qualidade, planejamento estratégico utilizados internamente somente pela Administração estão cada vez mais incorporados na prestaçãode serviços contábeis.

A Contabilidade, como ciência, apresentou muitas mudanças nas últimas décadas, mais do que nunca, deixou de ser apenas um instrumento de escrituração fiscal e histórica para contentar as exigências do estado e passou a ser considerada como uma ferramenta que atua diretamente na tomada de decisão.

Segundo Franco (1983, p.20) “A Contabilidade desempenha, emqualquer organismo econômico, o mesmo papel que a história, na vida da humanidade. Sem ela não seria possível conhecer nem o passado, nem o presente da vida econômica da entidade, não sendo também possível fazer previsões para o futuro, nem elaborar planos para a orientação administrativa.”.

A Contabilidade como um instrumento de análise, gerência e decisão, utiliza-se de suas...
tracking img