Contabilidade societaria e perícia contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO.

A contabilidade, sendo uma ciência social, requer do Contador conhecimentos gerais – diferente da expressão conhecimento profundo – de todas as ciências que se inter-relacionam, traduzindo-se em necessário domínio da matemática, especialmente a financeira, de noções de economia, direito, lógica e outras.
A Perícia Contábil tem o intuito de fornecer informações sobre oPatrimônio das entidades. Estas informações levantadas darão origem a fatos devidamente confiáveis e de aceitação incontestável.
Já através Contabilidade Societária, realiza-se o estudo da legislação de constituição das sociedades que serão registradas nas juntas comerciais.

PERÍCIA CONTÁBIL

A Perícia Contábil é uma especialização da contabilidade e deve ser efetuada por profissional graduadoem Ciências contábeis na categoria de Contador e não de técnico em contabilidade.
O perito contador é normalmente chamado pela Justiça para oferecer laudos técnicos em processos judiciais, ou pode se contratado por uma das partes envolvidas no processo e nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos.

2.1 Objetivos
Os objetivos da Perícia Contábildividem-se em Gerais e específicos.
Os objetivos gerais são: constatar, provar a verdade real sobre seu objeto, transferindo-o através de sua materialização.
Os objetivos específicos são: prestar ao usuário informação fidedigna e a certificação, o exame e a análise do estado circunstancial do objeto analisado.
Devido a sua especificidade, a Perícia Contábil possui determinados usuários: Juízes dasdiversas varas em que se divide a Justiça Brasileira, Litigantes em processos judiciais, Litigantes em processos de juízo arbitral, empresários, sócios e administradores, em casos de perícia extrajudicial.

http://www.notapositiva.com/br/trbestsup/gestao/contabaudit/periciacontab.htm

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA

A dita Contabilidade Societária (Financeira, Gerencial, Fiscal e Tributária,Criativa) é apenas um jargão mercadológico usado para chamar a atenção para o estudo, neste caso, das particularidades contidas na Legislação Societária agora resumida no Código Civil Brasileiro e ainda na Lei das Sociedades por Ações (Sociedades Anônimas).

3.1 Objetivos
Através da chamada Contabilidade Societária, realiza-se o estudo:
– Da legislação de constituição das sociedades, queserão registradas nas Juntas Comerciais ou Registro Civil das Pessoas Jurídicas;
– Das leis relativas à constituição de instituições do sistema financeiro, de sociedades cooperativas, consórcios de empresas, sociedades de propósito específico, de Parcerias Público Provadas, Sociedades em Conta de Participação;
– Da lei sobre Arbitragem, essencial para que sejam sanados litígios entreempresas e dentro destas, antes de se recorrer ao poder judiciário, onde as demandas são muito demoradas.
– E ainda, ainda as formas de constituição de entidades sem fins lucrativos.
Na Contabilidade Societária, além da constituição de empresas, são estudadas ainda as formas de registro das sociedades anônimas de capital aberto, que podem captar recursos financeiros no mercado de capitais porintermédio de “pool” de instituições financeiras lançadoras no mercado primário e mediante a negociação de suas ações e demais títulos em Bolsas de Valores http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=contabilsocietaria01
GLOSSÁRIO CONTÁBIL

ALÍQUOTA - Percentual que será aplicado sobre a base de cálculo para apurar o valor de determinado tributo.

BASE DECÁLCULO - Montante sobre o qual se aplica a alíquota para determinar o valor do tributo devido.

CGC/MF – Cadastro Geral de Contribuintes do Ministério da Fazenda. Substituído pelo CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), da Receita Federal, identifica cada pessoa jurídica (firma/empresa/sociedade civil ou mercantil, ou companhia) existente no país.

CNPJ - Cadastro Nacional da Pessoa...
tracking img