Contabilidade rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE RURAL I

SINOP/MT
2011

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GUSTAVO MELGAR
PLANO DE CONTAS

Trabalho elaborado pelo acadêmico GUSTAVO MELGAR , do 5º semestre do curso de Ciências Contábeis, sob a orientação doProfº Wander Bosco Souza do Prado, disciplina de Contabilidade rural I.

SINOP/MT
2011

Sumário
INTRODUÇÃO 4
2 PLANO DE CONTAS 6
2.1 ELENCO DE CONTAS 8
2.2 MANUAL DE CONTAS 9
2.3 CODIFICAÇÃO 9
3 ESTUDO DE CASO 10
3.1. ELENCO DAS CONTAS 10
3.2 MANUAL DE CONTAS 18
4 DEFERENÇAS ENTRE PLANO DE CONTAS DE UMA EMPRESA COMERCIAL E UMA EMPRESA RURAL. 26
5 CONCLUSÃO 28
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS29

INTRODUÇÃO

A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, em seus aspectos quantitativos e qualitativos. Para todos os efeitos, as Normas Brasileiras de Contabilidade elegem o regime de competência como único parâmetro válido, portanto, de utilização compulsória para os registros contábeis.
A modernização das regras contábeis iniciou-se no final de 2007, com a publicação daLei 11.638/2007, iniciando a adaptação das normas brasileiras às regras internacionais de contabilidade. Outra novidade recente foi a implementação do SPED Contábil (Decreto nº 6.022/2007) prevendo que os livros e documentos contábeis serão emitidos em forma eletrônica.
Entretanto, o que se observa, no presente, é que o grau de modificações não está sendo acompanhado pelas empresas brasileiras,especialmente no que tange ao SPED Contábil. As dificuldades originam-se basicamente da relativa complexidade das novas exigências, a necessidade de adaptações nos sistemas operacionais e de registro contábil e do treinamento do pessoal que executa a escrituração.
Mas, e o futuro? Partindo do pressuposto que a contabilidade continuará sendo o principal meio de controle empresarial, estima-se quefaltarão profissionais qualificados para a execução de múltiplas tarefas, desde a escrituração até a auditoria. Ou seja, o mercado para os profissionais contábeis será ampliado e a remuneração destes profissionais tende a crescer. No aspecto técnico, a contabilidade brasileira continuará a convergir para os padrões internacionais.
Novos usos da contabilidade se destacarão entre os quais, acontabilidade Rural (registro do patrimônio Rural, ativos, passivos e suas respectivas mutações). Mas os usos tradicionais da contabilidade se fortalecerão.
E essa perspectiva que nos trouxe até a indagação desse tema que vai em sua estrutura mostrar uma pequena parte da Contabilidade Rural, As formas de evidenciação e escrituração desta contabilidade pouco explorada, mas muito ambiciosa, próspera e rica, jáque nosso país e principalmente estado caracteriza-se por ser primário.

2 PLANO DE CONTAS

Assim como a contabilidade, o plano de contas surgiu com a intenção de trazer organização e informação para o empreendedor. Informação organizada de caráter clara objetiva que trará também para o contador mais facilidade e compreensão. O plano de contas nada mais é do que o conjunto de contas de umaentidade que irá orientar os registros das operações e fatos, ocorridos na entidade. Ele é a peça chave da empresa, pois compreende a estrutura da empresa.
Desta forma, é importante conhecer o conceito de conta, segundo, Sá (pg.15, 2004) define conta como sendo:
Conta é a expressão qualitativa e quantitativa, estática e dinâmica, de fatos patrimoniais da mesma natureza, ocorridos ou por ocorrer, emuma empresa ou em uma entidade.Ela é, portanto, o instrumento que se adota para guardar memória, reunindo acontecimentos patrimoniais, de natureza idêntica, possuindo, por esta razão, um objeto certo.

Consiste no elenco de contas que se dará de forma linear, de grau de liquides. Deverá ser codificado de forma flexível que dará alternativa para inserção de novas contas se necessário.
Segundo...
tracking img