Contabilidade rural-atividade avaliativa 2-cpr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CPR (Cédula de Produtor Rural)
A CPR (Cédula de Produtor Rural) foi criada em virtude da necessidade de se fomentar desenvolvimento no setor rural brasileiro. Foi criada pelo governo e estruturadaconforme Lei 8.929/1994, posteriormente alterada pela Lei 10.200/2001.
Era necessária a criação de um instrumento no sentido de possibilitar acesso aos recursos financeiros e atrair investidores.Paralelamente, a ideia de atrair investimentos e desenvolver o setor trouxe consigo a vantagem de poder um único instrumento possibilitar também a comercialização dos produtos agrícolas e pecuários.Características
A CPR trata-se de um título cambial, com “negociabilidade”. O comprador do título pode transferi-lo, por meio de endosso, a outro comprador. Adicionalmente, existe a possibilidade decomercializar o título no mercado secundário como ativo financeiro.
Na operação de CPR é caracterizada a venda de uma determinada produção, que é recebida a vista, antes mesmo de o produto estarcompletamente pronto. A liquidação desta cédula se faz com a entrega do produto ou por meio de liquidação financeira (pagamento do valor do título). Em se tratando de uma liquidação em produto, a CPR écaracterizada como um título de comercialização. Em se tratando de liquidação financeira, a CPR é tratada como um título de financiamento.
Aplicabilidade
Suponha que exista um produtor rural de soja e omesmo esteja precisando de recursos para realizar o plantio da cultura, em função da última safra ter sido pouco lucrativa - o que contribuiu com uma relevante redução de caixa. Como o produtor nãodispõe de ativos que possam lastrear um financiamento (como imóveis, veículos, etc) ou ainda, dos ativos que possui, a grande maioria estão lastreando outras operações, a próxima safra pode estarcomprometida. Entretanto, com a possibilidade de emitir uma CPR, este produtor pode vender sua safra de soja que ainda será plantada – antecipadamente – e usufruir dos recursos desta venda antecipada para...
tracking img