Contabilidade - razonete e balancete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIÃO PAN AMERICANO DE ENSINO
WILLIAN LUIS HERMES

CONTABILIDADE GERAL

CASCAVEL
2011
INTRODUÇÃO
Periodicamente, os responsáveis pela contabilidade devem verificar se os lançamentos contábeis realizados no período estão corretos. Uma técnica muito utilizada é o Balancete de verificação. Entretanto essa técnica, mesmo sendo muito utilizada, pode não detectar toda a amplitude de erros quepossam existir nos lançamentos contábeis. Sendo necessária a elaboração de tabelas diversificadas para cada tipo de situação.
O Razonete é também, uma forma de verificar os lançamentos contábeis realizados periodicamente. Utilizando-se de gráficos em T cria-se um Razonete para cada conta do Diário, sendo o lado esquerdo para débito e o lado direito para crédito.

1. Contabilidade
“Acontabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas”. José Carlos Marion (1998)
Segundo Mário Lonardoni (1997) seugrande produto é o provimento de informações para planejamento e controle, evidenciando informações referentes à situação patrimonial, econômica e financeira de uma empresa.
A contabilidade é o processo cujas metas são registrar, resumir, classificar e comunicar as informações financeiras. O input deste processo são as transações que a empresa efetua. O output são as Demonstrações Contábeis.1.1 Livro Diário
Segundo Júlio Cézar Zanluca (2004) O Livro Diário constitui o registro básico de toda a escrituração contábil e, por isso mesmo, a sua utilização é indispensável.
No "Diário" serão lançadas, em ordem cronológica, com individualização, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas a cada dia, incluídas as de natureza aleatória, que provoquemvariações patrimoniais. Os valores debitados serão lançados na coluna da esquerda, e os creditados, na da direita.

1.2. Livro Razão
Segundo José Carlos Marion (1998) o Livro Razão consiste no agrupamento de valores em contas de mesma natureza e de forma racional. Em outras palavras, o registro no Razão é realizado em contas individualizadas; tem-se assim um controle por conta. A princípio o Razãosó existia em forma de Livros, em que para cada página se atribuía o título de uma conta. Tinha-se então, uma página para o Caixa, outra para Banco c/ Movimento, outra para Duplicatas a Receber, outra para Estoque, e assim sucessivamente.
1. Razonete
Denominado gráfico em T ou conta e T, o razonete nada mais é do que uma versão simplificada do livro de Razão.
O livro Razão é o maisimportante dos livros utilizados pela contabilidade. Por meio dele, é possível controlar separadamente o movimento de todas as contas.
O controle individualizado das contas é importante para se conhecer seus saldos possibilitando a apuração de resultados e a elaboração de demonstrações contábeis como o Balancete de Verificação do Razão, o Balanço Patrimonial e outras.
Uma das vantagens do Razonete é asimplicidade de visualização do movimento de débito e de crédito nele lançados.
Exemplo: CAIXA
D C
Este é o razonete da conta Caixa. No lado esquerdo, lado do débito, são lançadas todas as importâncias que representam entradas de caixa. No direito, lado do crédito, são lançadas as importâncias que representam as saídas de Caixa. Sendo assim, para controlar o movimento das contas, emsubstituição ao livro Razão, didaticamente podemos utilizar gráficos em T, em número igual ao de contas existentes na escrituração do livro Diário.
Exemplo prático: Escriturar no Diário e em Razonetes os seguintes eventos:
I. Investimento inicial em dinheiro de R$ 50.000,00
II. Compra de um automóvel em dinheiro no valor de R$ 10.000,00
III. Abertura de uma conta no Banco Others S/A com...
tracking img