Contabilidade publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Município: Piratininga |
Fins do século 19 - "Sertões Desconhecidos" - "Zona Inexplorada" - "Índios Caingangs".
A História de Piratininga se inicia com a história de um cemitério, de um campo santo, denominado "SANTA CRUZ DOS INOCENTES".Por volta de 1887, na encosta da Serra do Veado, contraforte da Serra de Agudos, em meio à mata virgem, ergue-se um cruzeiro, a Santa Cruz, no local onde 18anos mais tarde, (18 de maio de 1895), se constituiria o PATRIMÔNIO SANTA CRUZ DOS INOCENTES.Dos inocentes, porque junto a ela, continuaram os sertanejos a sepultar as crianças falecidas, os "anjinhos", em razão da grande distância de São Paulo dos Agudos.
Diz a lenda, que a primeira criança ali sepultada, foi uma garotinha, que transportada em rede para Agudos, foi impedida de lá chegar em virtudede ameaçadora tempestade que se anunciava iminente. Então, ali mesmo a sepultaram, colocando no local uma cruz. Outros "anjinhos" ali foram sendo deixados e o costume foi se criando. O sertanejo Faustino Ribeiro da Silva manda construir, no local, modesta capela dedicada à Nossa Senhora.

O Patrimônio 
A esta altura está para nascer um povoado.
Aos 18 de maio de 1895, dá-se a constituição doPatrimônio da Santa Cruz dos Inocentes, hoje Piratininga.
O piedoso casal Manoel Pedro Carneiro e sua mulher Rita Maria da Conceição, lavradores residentes na Fazenda Veado, doam à "Santa Cruz", em escritura pública lavrada no Distrito de Bauru, comarca de Lençóis Paulista, um quinhão, ou seja, uma área de "oito alqueires e uma quarta" das terras que possuíam na referida Fazenda Veado, terrasessas legítimas, adquiridas por compra, de Policeno de Paula Ribeiro, no mesmo lugar onde se achavam a Capela e a Santa Cruz, para servir de Patrimônio. 

Cemitério 
A finalidade de referida doação era para que se construísse junto à Capela e à Santa Cruz, um cemitério, para servir de agasalho a mais de 60 corpos de crianças ali sepultadas.
Assim, é dado conhecimento à autoridade eclesiástica, oBispo Diocesano de São Paulo, para proceder à ereção canônica da Capela e a benção do cemitério pelo Vigário da Vara.
A Cúria Diocesana de São Paulo aceita a doação e em junho daquele mesmo ano (1895), nomeia o doador, Manoel Pedro Carneiro, o primeiro "fabriqueiro" do Patrimônio da Santa Cruz dos Inocentes.
Agora, oficialmente cemitério, também adultos falecidos nesta região, ali foram dormir osono da paz. 

Com o patrimônio, nasce o povoado.
Ao derredor da Capela e da Santa Cruz, foi se esboçando e crescendo o povoado. Vão chegando os primeiros moradores, surgem as primeiras casas e as primeiras vendas.
Esta porção de pioneiros, bravos colonizadores, que por esta região viviam, era assistida espiritualmente, de quando em quando, no Patrimônio e depois na Vila Piratininga (1905),pelos Vigários de Agudos. Depois de 1908 a 1910, voltam a ser assistidos pelos Vigários de Bauru, tornando em 1911, novamente aos cuidados dos Vigários de Agudos, até 29 de julho de 1916, quando foi criada a Paróquia Santa Maria de Piratininga, desmembrada da Paróquia de Agudos.
Os pioneiros alargavam o campo de suas iniciativas, em vista do afluxo de elementos novos que continuavam a chegar porestas bandas. 

Vila Piratininga, o Coronel e a Ferrovia. 
Em 1905, o povoado se transfere para junto dos trilhos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, na atual localização, a 400 metros do ex-patrimônio. É de observar que hoje, com os novos loteamentos, a cidade já se aproximou do local onde teve origem.
Surgiu assim a Vila Piratininga, compreendia em 15 alqueires cedidos pelo CoronelVirgílio Rodrigues Alves e sua esposa, dona Maria Guilhermina de Oliveira Alves, à Cia. Paulista de Estradas de Ferro, para a instituição da Vila Piratininga, no vale do Córrego do Veado e junto aos trilhos da ferrovia.
A área foi dividida em lotes, num traçado bem original, pelo engenheiro Adolpho Pinto. Os lotes foram vendidos a baixo preço e o produto doado a instituições.
Outro benemérito...
tracking img