Contabilidade outsourcing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A terceirização possui diversas variáveis. Ao analisar diferentes segmentos, percebemos que existem premissas que entregam todos os processos dentro dessa mesma área.
Ao longo do tempo, as organizações encontraram uma forma de delegar responsabilidades a terceiros, e ao mesmo tempo reduzir custos. No entanto, essa prática vem crescendo gradativamente com o passar do tempo, pois foia forma encontrada para que os tomadores se concentrem em suas atividades fim, sem que tenham que se preocupar com as atividade meio.
Quando se pensar em terceirizar serviços, pode-se constatar que cada segmento tem uma forma especifica de exercer essa função, cada ramo procura atuar da maneira que possa lhe trazer no futuro um retorno eficaz. Muitas empresas adotam a prática de redução de custocomo se fosse uma cultura, e acabam perdendo a oportunidade de se beneficiar das outras diversas vantagens propiciadas pela terceirização. Esse estudo vai demonstrar uma grande troca de experiências entre quatro segmentos distintos, tentando aproveitar as informações de cada área para demonstrar que podem funcionar em diferentes segmentos.

Levantamento de Literatura

Para o desenvolvimentodo trabalho, serão utilizados como fontes bibliográficas para falar sobre a terceirização no ramo público alguns sites de pesquisa de serviço, um estudo de caso realizado pela Universidade do Rio Grande do Norte e alguns livros de autores leigos no assunto para expor alguns conceitos de terceirização nessa área.
No ramo automotivo, foi-se a campo para levantar dados mais profundos, algumaspalestras do SEBRAE, alguns cursos on-line e livros de autores consagrados.
No ramo de tecnologia, serão utilizados anexos (documentos, contratos e projeto de leis), entrevistas com o contratado e o contratante, consulta em sites e livros de autores consagrados.
No ramo de industrial, vamos abordar entrevistas com o contratado e o contratante, livros de autores especializados na área, artigos derevistas, jornais e anexos (documentos e leis).
Tendo em vista que realizou-se um estudo comparativo, bibliografias de autores especializados em terceirização serão de suma importância para que possamos comparar quatro segmentos de empresas.

Problema

Aparentemente as empresas, independentemente de seu segmento de atuação, encaram a terceirização como um meio para reduzir custos e não como umasolução estrutural mais abrangente.
Este estudo se propõe a verificar se este é realmente um fato, ou apenas uma impressão.

Hipótese

Apesar de parecer tudo igual, nota-se que há diferenças grandes, dependendo do segmento de atuação e do porte das empresas, o que leva a acreditar que o levantamento dessas diferenças pode ser importante para que empresas de diferentes segmentos alterem suaforma de encarar a terceirização.

Objetivo principal

Levantar as diferenças na terceirização de serviços em diferentes segmentos e verificar se estas diferenças se aplicam a outros segmentos.
A terceirização é vista da mesma forma por qualquer empresa, independentemente de seu porte, segmento de atuação, contexto econômico ou competitivo?

Justificativa

A maioria das organizações noBrasil tem por hábito de terceirizar, e apenas transferir a responsabilidade para um terceiro ou reduzir custos em determinada área. Mas através dessa pesquisa pretendemos mostrar que ao terceirizar uma atividade–tarefa existem outros benefícios ou vantagem que a organização pode tirar proveito.

Metodologia

Inicialmente apresentam-se os diversos mecanismos de terceirização adotados nasorganizações:
* Pesquisa de campo - Entrevista: Visitou-se quatro organizações de diferentes segmentos, e realizou-se entrevistas com alguns gestores, para levantar dados abrangentes com o tema;
* Questionário: Pretende-se levantar questões que possam ajudar a solucionar problemas;
* Bibliográfica: Levantar conceitos, pensamentos e idéias de autores específicos.

Cronograma

Grupo 3 –...
tracking img