Contabilidade - origem e def

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
inição

Resumo

A contabilidade, como ciência social aplicada, precisa acompanhar as evoluções sociais e econômicas para exercer uma das suas principais funções: fornecer informações tempestivas, confiáveis e relevantes aos gestores e demais usuários. Para isso, faz-se necessário desenvolver estudos científicos na área contábil, tornando-se indispensável entender a origem da contabilidade, asua evolução histórica e suas áreas de atuação. O estudo buscou verificar se a contabilidade acompanha as mudanças ambientais e evoluiu para atender as necessidades informacionais dos usuários e, também, apurar qual o estágio atual da contabilidade no Brasil.
Quanto aos aspectos metodológicos, utilizaram-se da pesquisa bibliográfica analisando artigos, dissertações e teses sobre a evolução dacontabilidade e suas ramificações. Como resultado constatou-se que o Brasil não possui uma escola tipicamente brasileira, sendo assim, apoiou-se inicialmente na escola italiana e depois na norte-americana. Também se verificou que a contabilidade evolui de acordo com as necessidades ambientais. Entretanto, destaca-se que existe pouca pesquisa em contabilidade no Brasil e, dessa forma, faz-senecessário uma ação conjunta entre governos, instituições de ensino, empresas, órgãos de representação contábil e da própria sociedade para buscar investir mais em estudos científicos na área.

Palavras-chave: Contabilidade. Evolução Histórica. Conceituação. Objeto e Objetivo. Diferentes Contabilidades. Tomada de decisões.

1- INTRODUÇÃO

A evolução do homem e da sociedade como um todo é resultado,principalmente, de estudos, pesquisas, descobertas e revoluções. Com a contabilidade não é diferente, pois ela está presente tanto na vida pessoal como nos negócios empresariais e, nesse sentido, configura-se como uma ciência de vital importância para o desenvolvimento da sociedade.
Com a característica de uma ciência social aplicada, a contabilidade deve evoluir de acordo com as necessidades deinformações demandadas pelos seus usuários. Para cumprir esta missão, ela deve buscar continuadamente ser um sistema de informações que atenda as
mais variadas necessidades e interesses de seus usuários. Para isso, a contabilidade, em sua forma mais atual, subdivide-se nas seguintes áreas: financeira, gerencial, de custos, social e ambiental. Também atua fortemente na área de controladoria parasuprir uma necessidade específica de controle e informações que podem ser utilizados tanto por pequenos negócios
como por grandes corporações mundiais.
Neste sentido, objetiva-se com o presente estudo descrever a evolução da contabilidade ao longo de sua existência. Para isso, fez-se uma revisão bibliográfica para posicionar o leitor sobre o que já foi dito ou escrito sobre o objeto da pesquisa,bem como fundamentar as bases teóricas e conceituais para, a partir disso, tentar contribuir para o tema em questão. Constituiu-se, segundo Lakatos e Marconi (1999) num esforço paralelo de análise das informações, tentando discutir enfoques ou abordagens que possam contribuir nesses aspectos conceituais.

2- A ORIGEM E EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

A contabilidade existe desde o princípio dacivilização humana e durante muito tempo foi chamada “a arte da escrituração mercantil”. O homem observou que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e que poderia, através de desse controle, obter lucros e foi através desta necessidade que surgiu a contabilidade. Assim, podemos afirmar que a contabilidade é tão antiga quanto a origem do Homo sapiens, pois os historiadores fazemremontar os primeiros sinais objetivos da existência contábil aproximadamente há 4.000 anos AC. Entretanto, antes disto, o homem primitivo ao inventariar o no de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar de suas ânforas de bebidas, praticava de uma forma rudimentar a Contabilidade.
Com o uso de sua arte, o homem primitivo evidenciava a sua riqueza patrimonial, em...
tracking img