Contabilidade nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE NACIONAL

Contabilidade Nacional – é uma técnica que se propõe apresentar sob uma forma quantificada um quadro conjunto da economia de um país durante um determinado período de tempo, normalmente um ano.

A Contabilidade Nacional é um instrumento estatístico que procura fornecer uma representação sintética da realidade económica de um país, o que se torna indispensável a todosos responsáveis das decisões económicas, tanto os poderes políticos como as empresas.

Objectivos da Contabilidade Nacional:

* Medir a atividade económica Normalmente durante um ano e em cada país, e fornece-nos valores para calcular indicadores como consumo, produção, rendimento, investimento, etc.
* Fazer previsões de carácter económico Todos os governos, em tomada de decisõespara evitar ou minimizar crises económicas.
* Tomar decisões económicas mais fundamentadas Tem a ver com as medidas de recursos implementadas pelo Estado para suprir eventuais causas (ex. aumento dos impostos, diretos ou indiretos).
* Efetuar comparações no tempo e no espaço Permite analisar os diferentes agentes macroeconómicos: produto, rendimento e despesa. A análise destesfaz-se entre países a nível mundial ao longo dos anos.

Limitações da Contabilidade Nacional:

* Só regista atividades remuneradas.
* Não tem em conta sectores informais da economia.
* Não regista o autoconsumo.
* Não avalia os danos ambientais.
* Não tem em conta a importância social dos bens obtidos.
* Não regista o valor das produções ilícitas.

Ópticas decálculo do valor da produção (produto):

A Contabilidade Nacional calcula o valor da produção (ou do produto) a partir de três ópticas diferentes:

* Óptica do Produto – permite-nos conhecer o valor do produto por sector institucional e/ou sector de atividade. Os produtos são contabilizados segundo o ramo de atividade que lhe dá origem, sendo o produto (ou valor da produção) igual à somada produção de todos os ramos.
Ramo de Atividade – Conjunto de unidades de produção homogéneas, isto é, que utilizam processos produtivos semelhantes.
* Óptica do Rendimento – permite-nos conhecer o valor atribuído como remuneração dos factores de produção. O valor da produção de um país é igual à soma dos rendimentos alcançados pelos fatores de produção, que intervieram no processoprodutivo. Engloba os rendimentos do trabalho (salários, …, contribuições sociais) e os rendimentos do capital (lucros, rendas e juros). Portanto, não tem em conta a produção propriamente dita, mas sim a forma como foram repartidos os rendimentos obtidos.
* Óptica da Despesa – permite-nos conhecer os gastos efectuados pelos diferentes sectores institucionais. O valor da produção de um país é igualà soma dos gastos efectuados pelos agentes económicos desse país. Mostra o destino da produção: consumo, investimento ou exportação.

Desenvolvendo cada uma das ópticas… sendo que o valor da produção é o mesmo em cada um delas, pois:
Produto = Rendimento = Despesa

A. Cálculo do Valor da Produção pela Óptica do Produto:

Produto Interno Bruto (PIB):

Este é um dos agregados maisutilizados na análise da atividade económica. Comparando os valores do PIB em vários períodos, ficamos com uma ideia de como se desenvolveu a produção do país.

O PIB mede a produção total do país, ou seja, a quantidade de bens e serviços produzidos durante um determinado período de tempo, geralmente um ano civil.

Como se Calcula o PIB?

O valor do produto é determinado a partir do valoracrescentado pelos ramos/sectores de atividade económica. Desta forma, os produtos são classificados conforme a sua natureza e origem.

Um dos problemas que poderá surgir está relacionado com a existência de bens de consumo intermédio. Assim, o valor de um certo bem poderá ser registado mais do que uma vez pelo facto de outros bens serem incorporados no processo produtivo – problema da múltipla...
tracking img