Contabilidade na pratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 Desenvolvimento 4
2.1 Conceitos de contabilidade. 5
2.1.1Escrituração Contábil. 5
2.1.1.1 Contabilidade na gestão empresarial 6
2.1.1.1.1 Demonstrações Contábeis 7
2.1.1.1.1.1 Missãoempresarial 8
2.1.1.1.1.1.1 Visão empresarial 9
2.1.1.1.1.1.1.1 Processo administrativo. 9
2.1.1.1.1.1.1.1.1Ambiente organizacional 10
2.1.1.1.1.1.1.1.1.1 Aspectos Jurídicos 12
2.1.1.1.1.1.1.1.1.1.1 Cálculos Contábeis 14
3 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 15
3.1 Principais diferenças entre contabilidade financeira e contabilidade gerencial 15
4 CONCLUSÃO 16
5 REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃOA contabilidade é uma ciência cuja função principal é a de fornecer informações seguras para que as decisões sejam tomadas com o máximo de segurança. As informações e dados fornecidos pela contabilidade representam ferramentas de gestão, que servirão de apoio e suporte á tomada de decisão e devem fazer parte da rotina empresarial, ou seja, servir de apoio em todas as etapas daempresa.


Este trabalho consiste no estudo dos aspectos introdutórios em ciências contábeis, e tem como objetivo ajudar a entender a função desse profissional dentro das organizações, analisando as mudanças que ocorreram, ao longo do tempo.
Mostra a contabilidade como instrumento maior da administração, sua importância para a entidade empresarial, principalmente acontabilidade gerencial, já que através desta o empresário pode tomar suas decisões com mais segurança.
O trabalho apresenta ainda, modelos simplificados de Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado e Demonstração de Fluxo de Caixa, aspectos jurídicos, entre outros, através dos quais torna - se possível elaborar índices econômicos e índices financeiros que serão de grande utilidadena administração da empresa.





Desenvolvimento

A contabilidade é uma ciência social que estuda e prática as funções de controle e de registro, relativas aos atos e fatos da administração e da economia. É desse modo, que a Ciência trata do controle do patrimônio das entidades.
Quando abordamos a Contabilidade como teoria, procuramos definir aquilo de queela trata, estudamos seus princípios e suas possíveis aplicações. Ou seja, a Contabilidade como teoria estabelece princípios e regras de conduta a serem seguidas pelos profissionais da área contábil, com o objetivo de aprimorar e uniformizar os procedimentos por eles adotados.


“É o sistema de informação que mede a atividade do negocio, processa as informações em relatórios e comunica osresultados para os tomadores de decisão. (Costa, José Manuel da, Pearson 2009, p. 34)”.

O conhecimento sobre os conceitos contábeis por parte das pessoas com formação em áreas não relacionadas à Contabilidade é importante para: análise e interpretação de dados financeiros; planejamento e controle do patrimônio (pessoal ou empresarial); cooperação, coordenação e comunicaçãocom outras áreas da empresa.
Para se dedicar ao estudo do patrimônio a Contabilidade vale-se dos seus princípios. Em nosso País os princípios são em número de sete regulamentados através da Resolução 750 de 29 de dezembro de l993 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que são:
✓ o princípio da Entidade;
✓ o da continuidade;
✓ o da oportunidade;✓ o do registro pelo valor original;
✓ o da atualização monetária;
✓ o da competência e
✓ o da prudência.
A ciência contábil através dos seus princípios fundamentais vale para todos os patrimônios, independentemente das entidades a que pertencem, as finalidades para as quais são usados, a forma jurídica da qual estão revestidos, sua localização, expressividade...
tracking img