Contabilidade medieval e moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

1.2 Contabilidade no Mundo Medieval

Período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494. Foi um período importante na história do mundo, especialmente na história da Contabilidade,denominado a "Era Técnica", devido as grandes invenções, como moinho de vento, aperfeiçoamento da bússola, etc. Na Itália surgiram as primeiras corporações, transformando e fortalecendo a sociedadeburguesa. Deram-se início aos estudos sobre os custos comerciais e industriais. Se os súmerios-babilonenses plantaram a semente da Contabilidade e os egípcios a regaram, foram os italianos que fizeram ocultivo e a colheita, destacando-se na sua utilização.

1.3 Contabilidade no Mundo Moderno

Período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alleAmministrazioni Private e Pubbliche”, da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade. O período moderno foi a fase da pré-ciência. A Contabilidadetornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava. O aparecimento da obra de Frei Luca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu naToscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade.

2.1 Período Medieval

Em Itália, em 1202, foi publicado o livro "Liber Abaci”, de Leonardo Pisano.
Estudavam-se, na época,técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, etc., tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros.
Se os sumérios-babilônios plantaram a semente da Contabilidade e osegípcios a regaram, foram os italianos que fizeram o cultivo e a colheita.
Foi um período importante na história do mundo, especialmente na história da Contabilidade, denominado a "Era Técnica”, devidoàs grandes invenções, como moinho de vento, aperfeiçoamento da bússola, etc., que abriram novos horizontes aos navegadores, como Marco Pólo e outros.
A indústria artesanal proliferou com o...
tracking img