Contabilidade introdutória

Páginas: 10 (2399 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
GESTÃO DOS CUSTOS DE SERVIÇOS

1.INTRODUÇÃO

Para uma empresa ser competitiva e diversificada no aspecto das tecnologias existentes deve entender os custos e a fonte de lucros aplicados a uma empresa prestadora de serviços. A área de custos das prestadoras de serviços é bastante específica, se os custos forem apurados corretamente. Precisamos separar e classificar corretamente oscustos. Durante décadas, a preocupação com custos pairou sobre o produto, o que é bastante lógico numa economia industrial. O desenvolvimento dos sistemas de custeio originou-se na necessidade das indústrias em controlar e obter seus custos. Há uma problemática parte do atual custeio que diz respeito á não adequação dos conceitos clássicos de custos as empresas de serviço, ou ás dificuldades deresponder a simples questões como quais os custos de servir e quais são os clientes mais lucrativos. Onde custo visa o valor financeiro ou o índice da variação dos preços de bens e serviços, com o qual é possível avaliar o poder de compra dos salários e o valor real da moeda. A discussão de sistemáticas de custeio em empresa ou processos de serviços é objeto deste texto, que será explicado as práticas deaplicação da teoria de custos, buscando visualizar resultados de clientes, gerentes , regiões , estabelecimentos. A contabilidade de custo é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possívela alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.

2. CUSTOS

Vários autores apresentam um sistema de custo (Kleimann Neto, 1993 ; Muller , 1996 ; Bornia , 2002) , que combinam os princípios entre métodos.


X X


Princípios de Custeio Métodos de Custeio
a. Custeio porAbsorção Total a. Custo-Padrão
b. Custeio por Absorção Parcial b. Centros de Custos
c. Custeio Variável (Direto) c. UEP
d. ABC
PRINCÍPIOS + MÉTODOS = SISTEMA DE CUSTEIO

Vários autores apresentam um sistema de custo (Kliemann Neto,1993 ;Muller,1996;Bornia,2002),que combinam os princípios entre métodos.
Para Martins, gasto é a compra de um produto ouserviço gerando sacrifício financeiro.Bruni e Famá concordam com a definição e acrescenta que num estágio final os gastos terão como destino custos ou despesas ,dependendo de sua utilização,mas num primeiro momento alguns gastos são temporariamente classificados como ativos. Alguns destes gastos ativados serão transformados num curto período de tempo em custos ou despesas, são os estoques de materiais,os outros gastos ativados serão incorporados aos custos e despesas em um período longo pela depreciação, são os bens do ativo imobilizado. A depreciação deve representar a diminuição do valor dos bens da empresa que são necessários para o desenvolvimento da atividade, tanto na prestação de serviços, quanto nas atividades de gestão própria, em decorrência de desgaste ou perda.

1. PRINCIPIO DECUSTEIO

São maneiras de “alocar” ou “organizar” os custos fixos de produção de um determinado produto ou serviço. Anexados a estes determinados custos estão os variáveis (despesas diretamente proporcionais a oferta dos bens ou serviços) e os fixos ( não são diretamente alterados pelo aumento ou diminuição da produção). Há 3 formas de “princípios de custeio” presente:
a. Absorção Total(ou integral) – todos os custos fixos e variáveis devem ser repassados aos produtos, inclusive as perdas.
b. Absorção Parcial (ou ideal) – todos os custos fixos e variáveis devem ser repassados aos produtos, exceto as perdas.
c. Custeio Variável (ou direto) – os custos fixos não devem ser repassados ao custos dos produtos e serviços ofertados, considerando que apenas os custos variáveis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade introdutória
  • Contabilidade Introdutória
  • CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA
  • Contabilidade introdutoria
  • Contabilidade introdutoria
  • Contabilidade Introdutória
  • Contabilidade Introdutoria
  • Contabilidade introdutoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!